Rio - O governo do Estado entregou 175 unidades habitacionais no Complexo do Alemão, na Zona Norte, neste sábado (28). Os apartamentos, que ficam em Inhaúma, integram o Condomínio José Augusto Francisco, o primeiro dos três conjuntos previstos para a região.
A construção faz parte de um projeto conduzido pela Secretaria de Habitação de Interesse Social (Sehis), com investimento de mais de R$ 200 milhões. São previstas 935 unidades ao final das obras.
As novas moradias têm como público-alvo famílias em situação de vulnerabilidade social e substituem residências precárias ou removidas. Com 40 metros quadrados, cada apartamento possui dois quartos, sala, banheiro social e cozinha. Na área comum, o condomínio conta com guarita, centro comunitário, duas churrasqueiras, espaço kids e academia. O primeiro empreendimento teve o aporte de R$ 33 milhões.
A cerimônia de entrega ocorreu com a presença do governador Cláudio Castro e de outras autoridades.
"Entregar essas moradias é mais do que cumprir um compromisso com a população, é transformar vidas. Essas famílias, que há anos aguardavam por um lar digno, agora têm a oportunidade de recomeçar com segurança, estabilidade e esperança. É um sonho que hoje se tornou realidade. Estamos reconstruindo laços com o território e com a dignidade. E ainda vem mais por aí, com as outras unidades que estão a caminho, reforçando o nosso compromisso com a habitação social e com o desenvolvimento das comunidades do Rio", disse Castro.
Jacilene de Souza, uma das contempladas, comemorou: "Foram anos de muita luta, vi muitos vizinhos e amigos partirem e não terem a oportunidade de viver esse sonho. Sou nascida e criada no Complexo do Alemão, e nunca imaginei que teria uma casa linda, mobiliada. É muita alegria, vou poder receber minha família e minha neta, que é tudo pra mim. Tenho certeza que vou ser muito feliz nesse lugar."
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.