Alguns idosos não tinham documentos e vão receber a nova carteira de identidadeDivulgação / Detran-RJ
Detran emite novas carteiras de identidade de idosos em abrigo
Serviço foi realizado na Casa São Luiz, um abrigo de idosos no bairro do Caju, na Zona Portuária
Rio - O Detran RJ realizou, nesta segunda-feira (30), uma ação social na Casa São Luiz, um abrigo de idosos no bairro do Caju, na Zona Portuária do Rio. A equipe do órgão foi até o local para ajudar os moradores a tirarem a nova Carteira de Identidade Nacional (CIN).
Ao todo, 21 idosos foram atendidos. Alguns deles não tinham nenhum documento, o que dificulta o acesso a benefícios sociais, como aposentadoria e atendimento em postos de saúde. Outros tinham identidades muito antigas, que já não serviam mais como forma segura de identificação.
A equipe do Detran tirou as fotos, pegou as digitais e fez o processo para a emissão da nova identidade. Essa é a terceira vez que o Detran realiza esse tipo de ação na Casa São Luiz.
Além dessas visitas a abrigos, o Detran atua em outros projetos sociais. Em parceria com o Tribunal de Justiça do Rio, o órgão atende pessoas em situação de rua na Central do Brasil, onde funciona o Centro de Atendimento Integrado. Desde abril, são feitos cerca de 385 atendimentos por semana nesse local.
O órgão ainda participa do programa "RJ para Todos", do Governo do Estado, levando serviços públicos a comunidades e regiões com mais dificuldade de acesso. Pessoas com deficiência também têm atendimento prioritário e podem participar de projetos como o "Cidadania Sobre Rodas", que oferece a primeira habilitação de graça, e o "Oficina Sob Medida", que ensina noções de mecânica.
O Detran já ajudou também vítimas de enchentes e incêndios em várias cidades do estado, em parceria com outras instituições como o Ministério Público, a Defensoria Pública e prefeituras.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.