Caso aconteceu no Largo da Glória, na região central do RioDivulgação

Rio - Mais de 40 pombos foram encontrados mortos, nesta terça-feira (1º), no Largo da Glória, na região central da cidade. Animais passarão por necropsia para checagem de envenenamento por chumbinho.
De acordo com a Secretaria Municipal de Proteção e Defesa dos Animais (SMPDA), uma equipe do Centro de Controle de Zoonoses chegou ao local por volta das 21h30 e recolheu 41 pombos. Veterinários encontraram milho nas fezes das aves.
Os animais foram encaminhados para o Instituto de Medicina Veterinária Jorge Vaitsman, na Mangueira, na Zona Norte. Exames serão realizados para identificar se aconteceu algum envenenamento.
A Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente (DPMA) investiga o caso. Segundo a Polícia Civil, diligências estão em andamento para esclarecer os fatos.
"Há câmeras de segurança próximo onde foram encontrados. Se os animais foram envenenados, é possível que se chegue aos responsáveis pela crueldade. Lembramos que maltratar animais é crime e dá de dois a cinco anos de prisão", disse o secretário Luiz Ramos Filho.
Matar pombos é considerado crime ambiental no Brasil pela Lei de Crimes Ambientais (Lei nº 9.605/98). A lei estabelece que matar, perseguir, caçar, apanhar, utilizar espécimes da fauna silvestre - como pombos -, nativos ou em rota migratória, é passível de multa e até mesmo prisão.