Ela faz o maior sucesso, seja nos bares, em casas ou nos restaurantes especializados. Quem não gosta de saborear uma pizza, seja ela de qualquer sabor? Em 10 de julho comemora-se o Dia Mundial da Pizza. E parafraseando "quem não gosta de samba bom sujeito não é", normalmente quem não gosta dessa iguaria surgida na Itália em 1889 parece que também não. É claro que nem todas as pessoas se derretem por ela, mas a maioria adora saborear essa massa e, o melhor, sempre acompanhada. Afinal, quem nunca ligou para o namorado ou namorada e para os amigos dando a ideia: que tal sairmos para comer uma pizza? O que dirá dos muitos rodízios das cidades que aglomeram adolescentes e jovens por aí.
fotogaleria
Pensando nessa data tão especial para os amantes da pizza, produto que tem o poder de transformar qualquer mesa em lugar de celebração, algumas pizzarias resolveram inovar como é o caso da Mamma Jamma, inaugurada em 2009, com força feminina até no nome, e unidades no Rio de Janeiro, Salvador, Niterói e Campinas. Para celebrar a data, foi lançado um sabor inédito, desenvolvido especialmente para o mês de julho pelo Chef Raimundo Rodrigues. Trata-se do Prosciutto e Fungui: uma combinação elegante e irresistível com molho de tomate artesanal, queijo fior di latte, presunto cozido de sabor marcante e um mix de cogumelos selecionados. Uma receita que traduz tudo o que a marca acredita: autenticidade, sabor, qualidade e afeto. Seja nas bordas crocantes, na massa levemente fermentada ou no molho feito à mão, cada pizza carrega um pouco da história de quem prepara e de quem compartilha.
Caridade e carinho
Já a Manet Pizza, no Cachambi, fará uma ação de caridade no dia 10 de julho como realiza há quatro anos e quatro meses, desde que o estabelecimento foi fundado no Quintal de Casa, em 5 de fevereiro de 2021. "Faremos uma ação social voltada para as crianças, ou algum tipo de asilo, ou até mesmo na rua, como a gente tem o costume de fazer, mas a gente estava olhando de fazer assim uma ação voltada para a caridade. Estou ajustando os detalhes para fazer, é um modo que posso ajudar a renovar e dar esperanças para essas pessoas. Um gesto de carinho", diz Henrique Brito - CEO Manet Pizza, que conta quais os sabores saem mais. ‘’As que mais saem são calabresa, frango invertido (frango com catupiry), e a mais preferida da galera toda é a banana nevada, que é o nosso carro-chefe, é o diferencial da pizzaria hoje’’.
Um encontro delicioso
Apaixonados por pizza, os amigos Luiz Eduardo Moraes, Julio Moutinho e Max Real sempre se encontram para saborear a iguaria que nasceu na Itália. Segundo Luiz Eduardo, o mais fissurado e um dos amigos. "O Julio é o amigo mais apaixonado pelas pizzas da Manet Pizza, inclusive, conheci a pizzaria através dele no fim do ano passado e desde então tenho presença garantida toda quarta-feira após o nosso podcast - MDGCast -, que aborda vários assuntos. É certo estarmos lá!", diz Luiz Eduardo que gosta mais da massa fina, pois ela vem caprichada no recheio e não dá aquela sensação de inchaço, a pizza desce leve, é uma combinação maravilhosa. "Eu sou muito fã do frango invertido e da duquesa, essa última é um sabor novo, mas que disparou entre as minhas preferidas da casa. Não sou muito fã de doces, mas se tem uma que caiu nas minhas graças é a banana nevada, a pizza é maravilhosa e super indico, vale muito a pena, principalmente para quem gosta de doce".
Julio Moutinho é fã mesmo. "Se tem pizza na mesa, sou o primeiro a chegar e o último a sair. A minha relação com saborear uma pizza vai muito além do sabor, ela tem gosto de encontro com pessoas que eu gosto, seja amigo, família ou afins, são momentos que proporcionam risada e conversa boa, afirma ele", que prefere o frango invertido, conhecido também como frango com catupiry e calabresa. "São clássicos que não podem faltar. Também sou do time massa fina, que valoriza o sabor do recheio e deixa tudo mais leve. Na hora da sobremesa, o morango nevado e a banana nevada dão um show de sabor do início ao fim’’.
Já Max Real também aposta na massa fina. Já em relação ao sabor, sou fã da Manet, pizza que leva o nome da casa é composta por alho (que particularmente gosto muito), queijo gorgonzola e calabresa. Para mim é, sem dúvidas, pô, disparado o melhor sabor.
Sabor de solidariedade
O Polo Gastronômico de Nova Iguaçu também irá realizar uma ação especial que une sabor, solidariedade e responsabilidade social. A campanha propõe a doação de 300 fatias de pizza para crianças e pais de alunos da Escola Municipal Professor Edivaldo Barros de Oliveira, levando alegria e acolhimento a quem mais precisa por meio da gastronomia.
A iniciativa conta com o engajamento do restaurante Casa da Dona, vizinho de muro da escola e um dos patrocinadores da ação. E tem como objetivo destacar o papel transformador da culinária local. A distribuição das pizzas, refrigerantes e sucos será realizada com apoio da presidente do Polo de Nova Iguaçu, Katia Calixto, e do vice-presidente Walter Calixto, também proprietários da Casa da Dona. A ideia é criar uma corrente de empatia que fortaleça os laços entre a comunidade e o setor gastronômico da cidade.
"Mais do que uma simples doação, essa ação mostra o propósito do Polo que está atento às necessidades da comunidade, e compromissado em fazer a diferença, mesmo em gestos simples" declara, Katia.
Brincadeira instagramável
As pizzarias Elephant e Noventão, um rede de ifood com lojas em Campo grande, Taquara, Vila Valqueire e Freguesia sempre inova na data de aniversário. No ano passado, eles criaram a pizza com sabor feijoada e este ano o invento é para os clientes super ligados nas redes. A novidade é uma caixa de pizza instagramável, para que os clientes possam produzir fotos e vídeos divertidos.
"Essa ideia da caixa de pizza instagramável teve início a partir da nossa percepção de que, hoje, existe uma comunidade de fãs da Pizzaria Elephant, que nós carinhosamente chamamos de "elephanáticos". São clientes fiéis, alguns já têm mais de 100 pedidos conosco. Essa foi uma forma de colocar o cliente com maior contato com a marca, ele sendo parte do processo, ter seu rosto na caixa, ser reconhecido, valorizado. E acaba sendo uma brincadeira divertida tanto para ele quanto para nós", explica Tássia Lima, sócia da Pizzaria Elephant.
Ela acrescenta que atualmente é comum ver os grandes restaurantes com ambientes instagramáveis. "E, no nosso caso, como somos 100% delivery, encontramos essa solução, que virá nas caixas de pizza de 40 cm, para ter algo instagramável", completa a empresária, revelando que a expectativa da Pizzaria Elephant é vender mais de 1000 pizzas no dia 10 de julho. Outra curiosidade da rede é um produto gigante - 90 cm de pizza, com 36 fatias e 5kg de sabor, que serve até 15 pessoas.
Na Zona Sul, lançamento e desconto
O Zagga Pizza Bar, em Copacabana, marca a data com o lançamento de uma criação exclusiva: a Boscaiola 2.0. Com molho de tomate, mozzarella, mix de cogumelos, linguiça artesanal, azeitonas e um toque final de azeite, a nova pizza combina rusticidade e sofisticação em cada fatia. Inaugurada em junho de 2018, a Zagga Pizza Bar se destaca por oferecer autênticas pizzas napolitanas de alta qualidade, usando ingredientes 100% italianos, e algumas com direito a molho e presunto de Parma. Um diferencial são os drinks autorais e inovadores criados pela mixologista Flávia Di.
O ambiente tem -inspiração industrial, com o forno a lenha bem no meio do salão, fazendo com que o aroma das pizzas assadas tome conta do lugar. Todas as pizzas são feitas com fermentação longa (48h) e natural com farinha 00 importada. Os sabores principais incluem pizzas como carbonara, Parma e burrata, além de opções de Nutella com brownie e morangos. A Explosão de Burrata é um dos grandes sucessos da casa.
E como pizza e vinham harmonizam bem, o Boteco Sabu, em Ipanema, resolveu festejar o Dia da Pizza dando desconto de 10% de desconto nos rótulos da carta de vinhos da casa para quem escolher duas pizzas do cardápio. A massa da redonda é artesanal e de fermentação natural. "Nossa carta está bem diversificada, temos vinho para todos os gostos. Entre os sabores, a clássica calabresa com cebola e azeitonas pretas harmoniza muito bem com o tinto Donnafugata Floramundi Cerasolo di Vittoria. Já para a pizza de camarão, que pode vir com ou sem catupiry, indico o vinho branco Sophenia Altosur Chardonnay de Mendoza, na Argentina. Para comemorar, o Sabu ainda tem Marguerita no menu e outros vinhos para escolher., conta Deco Pascoal, que comanda o bar e restaurante junto com Denise Machado.
Mãos na massa
Agora quem prefere ficar em casa e fazer a sua própria iguaria, segue a receita da Pizza Saudável da Chefe Bianca Folla.
Ingredientes 3 1/2 xic (chá) de farinha de trigo 1 col (sopa) de fermento biológico seco (10 g) 1 col (chá) de açúcar 1/2 col (chá) de sal 300ml de água morna 3 col sopa leite em pó desnatado 50ml de óleo de milho farinha de trigo para polvilhar a bancada 2 col (sopa) óleo de milho para untar a forma
Modo de Preparo Em uma tigela, misture a farinha com o sal. Em outra tigela, misture o fermento, o açúcar e a água morna. Deixe em temperatura ambiente até espumar – cerca de 5 minutos. Assim que espumar, adicione o leite em pó e misture bem. Em seguida, despeje metade da farinha com sal e misture. Adicione o óleo e misture até incorporar. Adicione o restante da farinha aos poucos, até a massa ficar homogênea. Sove por 10 minutos na bancada. Transfira essa massa para uma tigela untada com 2 colheres (sopa) de óleo. Coloque a massa para crescer cobrindo com filme e por 1 hora ou até crescer e dobrar de volume. Preaqueça o forno a 250 ºC (temperatura alta). Polvilhe uma bancada lisa com farinha de trigo; transfira a massa de pizza para a bancada e divida em 2 porções. Separe uma porção da massa para abrir e cubra o restante com um pano de prato para não ressecar. Com o rolo de macarrão, abra a massa formando um círculo de cerca de 30 cm de diâmetro – lembre-se de sempre polvilhar a bancada com farinha para a massa não grudar. Acomode essa massa em uma forma alta antiaderente untada com óleo. Com a ajuda dos dedos “molde” a massa nas laterais da forma, para que a borda fique um pouco mais alta. Coloque o molho e recheio conforme seu gosto. Assar por 25 a 35 minutos em forno 250C até dourar. Recomenda-se consumir imediatamente.
Saiba um pouco mais
Conta a história que o rei e a rainha da recém unificada Itália provaram pela primeira vez a pizza marguerita, em 10 de julho de 1889, iguaria criada por um pizzaiolo de Nápoles para homenagear a rainha Marguerita de Savoia. Os ingredientes faziam alusão às cores da bandeira italiana: verde, do manjericão, branco da muçarela e vermelho dos tomates. Apesar de a cidade de Nápoles ser considerada o berço da pizza, o pão fino e redondo já era conhecido em todo o mediterrâneo desde o século VI a.C. O que mudava era a cobertura da massa assada sobre pedras. Com a migração italiana, a pizza se difundiu na América.
No Brasil do século 19, era considerada comida de rua, consumida por imigrantes humildes que não tinham tempo e nem dinheiro para fazer uma refeição completa. A primeira pizzaria do Brasil foi aberta em 1910, no bairro do Brás, em São Paulo, reduto dos imigrantes italianos. Pesquisa revela que só em 2023 foram produzidas 3 milhões e 800 mil pizzas por dia no Brasil, o que equivale a 2.630 unidades por minuto.
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.