Cartaz por informações que levem a José Carlos Pereira Menezes, o Gordinho MariaReprodução
Cartaz pede informações sobre Gordinho Maria, líder do tráfico escondido na Rocinha
Com passagens por crimes como homicídio e roubo, ele se tornou foragido após romper lacre de tornozeleira eletrônica
Rio - O Disque Denúncia divulgou, neste domingo (06), um cartaz solicitando informações que levem a José Carlos Pereira de Menezes, conhecido como Gordinho Maria, de 38 anos, que está escondido na Rocinha, na Zona Sul. Considerado de altíssima periculosidade e ligado ao Comando Vermelho (CV), ele é uma das lideranças do tráfico de drogas em diferentes regiões de Goiás, sobretudo na capital Goiânia, e o terceiro na hierarquia da facção no estado do Centro-Oeste.
Com passagens pela polícia por homicídio, roubo e posse ilegal de arma de fogo, Gordinho Maria é considerado foragido do sistema prisional desde agosto de 2023, quando rompeu o lacre da tornozeleira eletrônica menos de um mês após receber progressão de pena. Na sequência, fugiu para o Rio.
Contra o criminoso, há dois mandados de prisão em aberto. Um, expedido pela 2ª Vara de Execução Penal do Tribunal de Justiça de Goiás (TJGO), se dá por condenação transitada em julgado (quando não cabe mais recurso) por organização criminosa, porte ilegal de armas e roubo, com pena de 28 anos de reclusão. O outro, pela 2ª Vara Criminal dos Crimes Dolosos do TJGO, de prisão preventiva, por homicídio.
De acordo com investigações, Gordinho Maria é responsável por ordenar a morte de vários traficantes rivais em meio a disputas territoriais. Em um dos casos, no fim de 2024, determinou a execução de um jovem de 23 anos que havia perdido 2 kg de maconha do CV avaliados em mais de R$ 3 mil. Na ocasião, a vítima teve a língua decepada antes de morrer.
A execução do jovem ficou a cargo de um comparsa identificado como Yuri Alexandre Souza Andrade, o “Cerradão”, de 22 anos, que também está escondido na Rocinha. A propósito, a comunidade tem sido um refúgio em comum para criminosos de Goiás recentemente. Somente em junho, o Disque Denúncia publicou outros cartazes pedindo informações sobre quatro traficantes que estariam atuando na venda de drogas na região e um trio de foragidos, também ligados ao CV.
Quem tiver informações sobre Gordinho Maria pode fazer contato pelos seguintes canais: central de atendimento (21 2253-1177 ou 0300-253-1177); WhatsApp Anonimizado (21 2253-1177), uma técnica de processamento de dados que omite os dados do denunciante; e o aplicativo Disque Denúncia RJ. O anonimato é garantido.
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.