Diego Zeidan foi eleito presidente estadual do PTReprodução / Redes Sociais

Rio - O secretário municipal de Habitação do Rio, Diego Zeidan, de 26 anos, foi eleito presidente estadual do Partido dos Trabalhadores (PT). Filho de Washington Quaquá, prefeito de Maricá, na Região Metropolitana, o candidato recebeu 62% dos votos válidos, derrotando o deputado federal Reimont.
"Essa conquista não é só minha, ela é fruto da força da nossa militância, que mais uma vez mostrou a garra, a coragem e o compromisso com um partido que luta pelos que mais precisam. Quero agradecer de coração a cada companheira e companheiro que construiu esse caminho ao meu lado. A democracia interna do PT é um exemplo de participação e é com esse espírito que vamos seguir fortalecendo o partido no nosso estado. PT pra frente sempre", escreveu Diego nas redes sociais. Ele também é filho da deputada estadual Zeidan. 
Foram mais de 60 mil eleitores no Processo de Eleição Direta (PED). Diego recebeu mais de 38 mil votos, contra cerca de 23 mil de Reimont. O deputado federal teve apoio de figuras emblemáticas do PT, como os também deputados Lindbergh Farias e Benedita da Silva, e o ex-presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Rio, André Ceciliano.
Em postagem, o diretório estadual do partido destacou que a vitória foi construída com diálogo, escuta e compromisso com as lutas do povo.

"Com Diego à frente, vamos fortalecer o partido no estado inteiro, com os movimentos sociais, nas comunidades, nas favelas, no campo e na cidade, com os trabalhadores, a juventude, as mulheres, o povo preto, a população LGBTQIA+ e todos que constroem diariamente a resistência e a esperança", diz o texto.
Nas redes sociais, Quaquá comemorou a vitória do filho: "A favela venceu! A vitória deles é a vitória do povo das favelas e comunidades do Brasil. Nascemos nelas e agora vamos voltar ainda mais fortes para reeleger o presidente Lula em 2026 e continuar melhorando a vida de quem mais precisa."
Alberes Lima foi eleito presidente municipal do partido no Rio, desbancando Leonel de Esquerda. Edinho Silva, ex-prefeito de Araraquara (SP), apoiado por Lula, venceu a eleição para presidente nacional da sigla.
A eleição aconteceu no último domingo (6). O resultado saiu nesta segunda-feira (7).