Policiais militares realizam operação na comunidade da Serrinha, em MadureiraReprodução

Rio - A Polícia Militar realizou uma operação, na manhã desta segunda-feira (14), para prender criminosos envolvidos em roubos de veículos e de cargas, na comunidade da Serrinha, em Madureira, na Zona Norte. Um suspeito morreu depois de ser baleado em confronto. Outros quatro foram presos com drogas.
Segundo a PM, houve um confronto com criminosos no momento em que equipes do Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope) entravam na Rua Iguaçu, na localidade São José da Pedra. Após o conflito, um dos homens envolvidos no tiroteio foi encontrado ferido. Com ele, foram apreendidas uma pistola, munições e carregadores.
O suspeito foi encaminhado ao Hospital Estadual Carlos Chagas, em Marechal Hermes, também na Zona Norte, mas não resistiu.
Em outra parte da comunidade, equipes do Batalhão de Polícia de Choque (BPChq) apreenderam grande quantidade de drogas e rádios transmissores. Quatro suspeitos tentaram fugir, mas foram detidos. O grupo foi levado, junto com o material apreendido, para a 29ª DP (Madureira). Em outro ponto, os policiais confiscaram 10 granadas de fabricação caseira.
A operação foi realizada por agentes do BPChq, do Bope e do Batalhão de Ações com Cães (BAC). Na região, os agentes ainda retiraram seis toneladas de estruturas utilizadas para montar barricadas. A PM informou que traficantes da comunidade, dominada pelo Terceiro Comando Puro (TCP), atuam em disputas territoriais por outras áreas da Zona Norte.
De acordo com a Secretaria Municipal de Educação (SME), quatro unidades foram impactadas pela operação na região.
Já a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) informou que uma unidade que atende a região de Madureira suspendeu o início do funcionamento e avalia a possibilidade de abertura nas próximas horas.
Outras operações
A Zona Norte também foi palco de outras operações da PM nesta segunda. Em Costa Barros, criminosos sequestraram um ônibus para usar como barricada durante uma ação no Complexo da Pedreira. A ação também teve o objetivo de prender envolvidos em roubos de carga e de veículos, além de suspeitos que participam de disputas territoriais. De acordo com a PM, foram nove presos em flagrante. Os militares ainda apreenderam cinco fuzis, uma pistola e uma granada.
Em Cavalcanti, o 9º BPM (Rocha Miranda) atuou no Morro da Primavera com o objetivo de conter movimentações de integrantes da organização criminosa por áreas de mata que fazem divisa com a Serrinha. No início da tarde desta segunda, criminosos colocaram fogo em barricadas em ruas de acesso à comunidade. Blindados atuaram no local.
"Essas operações representam um esforço estratégico e diário da Polícia Militar para enfraquecer e combater organizações criminosas que promovem violência e ameaçam a rotina da população. Neste ano, somente os policiais militares já apreenderam mais de 360 fuzis, utilizados por criminosos para dominar territórios e aterrorizar a sociedade", afirmou o secretário estadual de Polícia Militar, coronel Marcelo de Menezes Nogueira.