Seop informou que algumas barracas do setor gastronômico extrapolavam o traçado autorizado para a feiraDivulgação

Rio – O setor gastronômico da tradicional Feira da Glória, realizada aos domingos no bairro de mesmo nome na Zona Central, será transferido para a Praça Paris. A medida tem como objetivo manter a ordem na área do evento, que foi declarado Patrimônio Histórico, Cultural e Imaterial do Estado do Rio no último dia 8.
O prefeito Eduardo Paes (PSD) usou as redes sociais para anunciar a mudança. Ele listou alguns problemas que vinham provocando transtornos para moradores, frequentadores e feirantes: "A Feira da Glória, a maior feira de rua do Rio e patrimônio carioca, havia se tornado um verdadeiro caos, com absurdos que iam desde ponto de ônibus como depósito de mercadoria, até dezenas de botijões de gás um ao lado do outro, sem nenhum tipo de segurança".
Paes destacou que a instalação da parte gastronômica da feira na Praça Paris se dará, em um primeiro momento, em caráter de teste. O prefeito sinalizou ainda que essa condução está a cargo da Subprefeitura do Centro. A reportagem do DIA procurou o órgão para buscar mais informações, mas não houve retorno.
Nas redes sociais da subprefeitura, um post informa que cadastro e recadastro para feirantes já estão em andamento, mas não confirma se o funcionamento na Praça Paris já começará nesse domingo (20).
Mudança pós-polêmica
O remanejamento dos feirantes que atuam na área gastronômica da feira para um novo endereço acontece dias depois de um desentendimento. No último domingo (13), muitos reclamaram que foram impedidos de trabalhar durante uma ação da Secretaria Municipal de Ordem Pública (Seop). Eles garantem que não houve aviso prévio para a retirada das barracas.
Procurada na ocasião, a Seop informou que fiscais orientaram a retirada das estruturas que seriam instaladas sobre a calçada da Avenida Augusto Severo, em área que extrapola o traçado autorizado para a feira livre. As estruturas comprometiam o canteiro central, incluindo árvores, jardins com grama e um ponto de ônibus localizado no trecho.
Patrimônio do Estado do Rio
A tradicional Feira Livre da Glória foi oficialmente declarada Patrimônio Histórico, Cultural e Imaterial do Estado do Rio de Janeiro, na última terça-feira (8).
O projeto de lei foi aprovado e sancionado pelo governador Cláudio Castro (PL). O Executivo estadual poderá agora firmar parcerias para valorizar e promover atividades culturais no evento, que acontece todos os domingos na Avenida Augusto Severo, atraindo milhares de cariocas e turistas.
A feira oferece grande diversidade de produtos, incluindo comidas e bebidas típicas, artesanato, roupas e objetos de decoração, além de apresentações musicais, como rodas de samba. Por ora, o reconhecimento não implica mudanças na rotina dos frequentadores, mas a nova classificação poderá gerar investimentos e promover ações de valorização cultural.