Cartão Jaé será obrigatório para embarques municipais no Rio a partir de 2 de agostoÉrica Martin / Agência O Dia
Prefeitura e Governo do Estado assinam acordo para garantir integração de transportes
Compromisso foi feito em meio à implementação do cartão Jaé na capital
Rio – A secretária Municipal de Transportes (SMTR), Maína Celidonio, e a secretária Estadual de Transporte e Mobilidade Urbana (Setram), Priscila Sakarem, assinaram nesta sexta-feira (18) um termo de cooperação para garantir a efetividade do Bilhete Único Intermunicipal (BUI) e a Tarifa Social. O acordo foi feito em meio ao processo de implementação do Cartão Jaé na capital.
O convênio formaliza o compromisso da integração entre os sistemas municipais e estaduais, assegurando o direito do passageiro a ter desconto e pagar R$ 8,55 ao utilizar dois transportes, sendo um intermunicipal, através do BUI.
A cooperação também prevê ainda o compartilhamento de dados, transparência nos fluxos financeiros e mecanismos técnicos para permitir a integração, respeitando a política pública vigente de modicidade tarifária e direito à mobilidade.
Em nota, a Prefeitura afirmou que a medida representa mais um passo para, no futuro, consolidar o uso exclusivo do novo sistema do Jaé, sem comprometer os subsídios tarifários do Estado. "Dessa maneira, o Jaé poderá ser aceito também nos modais de transporte estadual", diz o comunicado.
O Governo do Estado também se manifestou sobre o termo e anunciou que a Setram licitará "um novo e amplo sistema de bilhetagem eletrônica, que vai integrar trens, metrô, barcas e ônibus". "O modelo proposto aguarda análise e validação na Justiça", esclarece o texto.
Integração
Em coletiva de imprensa realizada nesta sexta-feira, Maína Celidonio destacou as categorias que não precisam usar o Jaé no transporte municipal.
"Somente os usuários cadastrados no Bilhete Único Intermunicipal, que têm renda até R$ 3.205,20 e fazem essas quatro integrações específicas: ônibus intermunicipais e ônibus municipais; ônibus intermunicipais e VLT; barca e VLT; barca e ônibus municipais. Essas são as únicas exceções que continuarão a usar o RioCard no sistema de transporte público municipal", explicou.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.