Técnico da Light durante operação contra 'gatos'Divulgação
'Gato' de energia é flagrado em ótica na Ilha do Governador
Light diz que prejuízo mensal chegava a R$ 3,4 mil
Rio - Uma operação da Light, com o apoio da Delegacia de Defesa dos Serviços Delegados (DDSD), identificou, nesta segunda-feira (28), um caso de furto de energia em uma ótica, na Ilha do Governador. O estabelecimento estava conectado de forma clandestina à rede da concessionária. Uma pessoa foi encaminhada à delegacia para esclarecimentos.
De acordo com a Light, o “gato” gerava um prejuízo mensal superior a R$ 3,4 mil. A ação faz parte de uma operação da empresa contra ligações irregulares em comércios e residências. Além de ser crime, o furto de energia representa riscos à segurança e pode comprometer o fornecimento para outros consumidores.
Entre janeiro e maio deste ano, a concessionária regularizou 1.043 ligações clandestinas e normalizou cerca de 53 mil instalações irregulares. No mesmo período, foram realizadas 60 mil inspeções, com a emissão de 23 mil notificações.
Segundo dados da Light, a cada 100 clientes regulares, 35 praticam algum tipo de furto de energia elétrica.
Denúncias anônimas
Para ampliar o combate às ligações ilegais, a empresa firmou parceria com o Disque-Denúncia. As ocorrências podem ser relatadas, de forma anônima, pelo telefone (21) 2253-1177, que funciona 24 horas por dia.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.