Policiais procuram foragidos da Justiça em ManguinhosReginaldo Pimenta / Agência O Dia

Rio - A Polícia Civil realizou na manhã desta quinta-feira (31) uma operação em Manguinhos, na Zona Norte, com o objetivo de prender foragidos da Justiça. De acordo com as investigações, a região serve como base para ladrões e traficantes do Comando Vermelho (CV). Dez pessoas foram detidas e dois fuzis e duas pistolas apreendidas até o momento. Ao menos um suspeito morreu e três pessoas foram baleadas.
Segundo relatos, houve intenso tiroteio logo no início da manhã. O Instituto Fogo Cruzado, instituição que monitora locais onde ocorrem tiros, registrou disparos às 6h25. Já a plataforma Onde Tem Tiroteio (OTT) constatou tiros às 7h40 na comunidade Mandela I. 
Um homem deu entrada já sem vida no Hospital Federal de Bonsucesso, na Zona Norte. O suspeito, que não teve a identidade revelada, foi baleado durante a operação e encaminhado para a unidade por policiais civis. Segundo a corporação, ele trocou tiros com policiais da Coordenadoria de Recursos Especiais (Core). Uma pistola foi aprendida.
Três pessoas baleadas deram entrada na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Manguinhos e foram transferidas para o Hospital Estadual Getúlio Vargas, na Penha, também na Zona Norte. A Polícia Civil informou que uma recebeu alta e duas seguem internadas, sendo uma delas com anotação criminal por roubo.
A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) disse que uma clínica da família que atende a região suspendeu o início do funcionamento para avaliação da possibilidade de abertura nas próximas horas.
A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) entrou em estado 2 de segurança. De acordo com a direção, a entrada no nível ocorre quando o setor de segurança identifica disparos na região do campus. As atividades estão mantidas.
Base do CV
Investigações da 21ª DP (Bonsucesso) revelaram que Manguinhos serve como base para ações do Comando Vermelho, como ladrões de carga e narcotraficantes. A corporação informou que a facção usa a região para  fazer travessias até comunidades próximas, como Jacaré e Mandela, também controladas pelo CV.
A Operação segue em andamento e conta com apoio de outras delegacias distritais e especializadas, além da Coordenadoria de Recursos Especiais (Core). Um dos presos em flagrante foi encontrado com um tablete de crack. Rhenan Lacerda Barbosa, de 25 anos, transportava a droga em um carrinho de bebê.
A ação faz parte da "Operação Torniquete", que visa reprimir roubos, furtos e receptações de cargas e de veículos. A Polícia Civil aponta que tais crimes financiam as atividades das facções, suas disputas territoriais e ainda garantem pagamentos a familiares dos membros, estejam eles detidos ou em liberdade.
Desde setembro de 2024, já são mais de 570 presos, além de cargas e veículos recuperados, avaliados em cerca de R$ 40 milhões. As ações já ultrapassam R$ 70 milhões em bloqueio de bens e valores.