O atendimento do posto do Jaé na Cidade Nova foi transferido para o Clube dos ServidoresArquivo/Érica Martin/Agência O Dia

Rio - Dois postos de atendimento do Jaé mudaram os locais de atendimento, de forma temporária, nesta quarta-feira (30). A medida ocorre três dias antes da obrigatoriedade do cartão em ônibus municipais, vans, "cabritinhos", BRT e VLT, que acontece no próximo sábado (2)

O posto Centro 2, que funcionava na Rua Ulysses Guimarães 16, na Cidade Nova, teve seu atendimento transferido para o superposto do Clube dos Servidores, instalado na mesma rua. Já a unidade localizada na Avenida Nelson Cardoso, na Taquara, Zona Oeste, teve os serviços transferidos para o Clube Recreativo Português, na Rua Ariapó, no mesmo bairro.
Até o momento, não há previsão para retomada dos postos. Em nota, a empresa informou que decidiu concentrar o atendimento em lojas específicas. "O atendimento ao cliente não foi prejudicado", disse em comunicado.
Confira os demais locais disponíveis:

Planetário – R. Vice-Governador Rúbens Berardo, 100 – Gávea
Horário: segunda a sábado, das 7h às 19h

Nave do Conhecimento do Engenho de Dentro – Rua Arquias Cordeiro, 1516
Horário: segunda a sábado, das 7h às 19h

Centro Esportivo Miécimo da Silva – Rua Olinda Ellis, 470 – Campo Grande
Horário: segunda a sábado, das 7h às 19h

Vila Olímpica de Deodoro – Estrada do Camboatá, s/nº – Deodoro
Horário: segunda a sábado, das 7h às 19h

Botafogo – Rua Dona Mariana, 48
Horário: segunda a sábado, das 7h às 19h

Centro 1 (CASS – Sede da Prefeitura) – Rua Ulysses Guimarães, 2-14 – Cidade Nova
Horário: segunda a sexta, das 9h às 17h(exceto feriados)

Terminal BRT Alvorada – Av. das Américas, s/nº – Barra da Tijuca
Horário: segunda a sábado, das 7h às 19h

Terminal BRT Jardim Oceânico – Av. Armando Lombardi, 705 – Barra da Tijuca
Horário: segunda a sábado, das 7h às 19h

Terminal BRT Paulo da Portela – Rua Padre Manso, s/nº – Madureira
Horário: segunda a sábado, das 7h às 19h(atendimento apenas ao público geral)

Madureira – Shopping São Luiz – Av. Ministro Edgard Romero, 81
Horário: segunda a sábado, das 7h às 19h(exclusivo para gratuidades)

Santa Cruz – Rua Felipe Cardoso, s/nº
Horário: segunda a sábado, das 7h às 19h

Terminal Pingo D’Água – Estrada da Pedra – Guaratiba
Horário: segunda a sábado, das 7h às 19h

Terminal Gentileza – Av. Francisco Bicalho, São Cristóvão – Loja 32
Horário: segunda a sábado, das 7h às 19h

Arena Jovelina Pérola Negra – Praça Ênio, s/nº – Pavuna
Horário: segunda a sábado, das 7h às 19h

Nave do Conhecimento de Padre Miguel – Rua Bom Sossego, 380
Horário: segunda a sábado, das 7h às 19h
Ainda dá tempo de adquirir o Jaé?
Para adquirir o cartão, o público de forma geral pode baixar o aplicativo na loja virtual do seu celular, seguir as instruções para cadastro e já começar a utilizar o Jaé de forma virtual no próprio celular. Ao se cadastrar, poderá solicitar o cartão físico com a bandeira da Visa de forma gratuita e retirar em uma das lojas de atendimento. Outra opção é pagar uma taxa de R$ 7,95 e receber o cartão em casa.
É possível também adquirir o cartão nas Máquinas de Autoatendimento, localizadas nas estações do BRT e nos terminais, e garantir o cartão avulso, que é um cartão verde. Este cartão não poderá ser associado à sua conta no aplicativo.
Após o dia 2 de agosto, as pessoas que quiserem o cartão ainda poderão adquirir da mesma forma.
Contratação pelas empresas
A aquisição do Jaé para funcionários que utilizam vale-transporte deve ser feita diretamente pelas empresas empregadoras. O processo é realizado de forma totalmente on-line, por meio do site. Nela, o RH ou o gestor da empresa pode cadastrar os colaboradores e gerenciar o benefício.
Gratuidade para idosos e PCDs
Os idosos que ainda não têm o cartão, devem realizar o cadastro no aplicativo Jaé no celular. Outra opção é agendar pelo site atendimento em umas das lojas da Jaé. Os idosos que solicitarem seu cartão físico de gratuidade receberão, sem qualquer custo, em sua residência.
Já os cartões de gratuidade para PCDs e doentes crônicos em tratamento, cadastrados até outubro de 2024, serão entregues na Clínica da Família que a pessoa está vinculada. PCDs que já têm o cartão de gratuidade da Riocard e não são cadastrados em Clínicas da Família da cidade do Rio de Janeiro receberão os cartões no Centro Integrado de Atenção às Pessoas com Deficiência (CIAD).
O cidadão poderá consultar no site para saber se já está apto a receber o benefício. Caso não esteja, será necessário procurar a Clínica da Família para que o CPF seja incluído no sistema.
Para quem teve o benefício concedido a partir de novembro de 2024, as Clínicas da Família irão cadastrar o CPF do beneficiário no Jaé para que a pessoa faça a requisição do cartão pelo aplicativo. Quem tiver alguma dificuldade de acesso ao aplicativo deve agendar o comparecimento para atendimento presencial. É possível usar o aplicativo, por meio do Qr Code, para uso imediato do benefício.
Estudantes e universitários têm direito a gratuidade?
Os alunos da Rede Pública Municipal e Estadual já recebem os cartões de gratuidade diretamente nas escolas.

Já universitários e estudantes da rede federal com direito ao benefício devem fazer a requisição via aplicativo. As instituições enviaram no fim do ano passado para a Jaé as informações de alunos com direito ao benefício. Basta informar o CPF no aplicativo, que já será identificado como beneficiário e terá o direito à gratuidade. Caso o CPF não esteja cadastrado, o aluno deve solicitar junto à instituição para que seu cadastro seja incluído.
Uso digital do cartão
Apesar do cartão físico, os passageiros podem pagar a passagem usando o celular, por meio de QR Code. Os usuários podem baixar o aplicativo da Jaé ou acessar o site para criar uma conta. Por meio do app, disponível tanto para os modelos de celulares do sistema IOS quanto Android, é possível ver o saldo, extrato e fazer recarga, bem como solicitar, bloquear, cancelar e pedir segunda via do cartão.
Os créditos podem ser comprados no aplicativo por meio de crédito, pix ou boleto bancário e já ficam disponíveis para uso instantaneamente. No entanto, usuários apontam preocupação e dificuldades ao acessar os transportes através do celular.
Como funciona a integração?
Para o Bilhete Único Intermunicipal (BUI), o cartão Riocard continuará sendo utilizado nos modos de transporte municipais, em seus próprios validadores, exclusivamente por quem tem acesso ao benefício. Para deslocamentos que não envolvem integração e que exigem um pagamento separado, será necessário utilizar dois cartões: o Riocard para os modais estaduais e o Jaé para o sistema municipal.
Outra mudança importante diz respeito à integração tarifária do Bilhete Único Carioca. A partir de 2 de agosto, a tarifa de R$ 4,70 só será válida dentro do aplicativo Jaé. O benefício contempla até três integrações em até três horas quando houver uso do BRT, e até duas integrações nos demais modais — ônibus municipais, VLT e vans legalizadas — nas demais viagens.
As regras do Bilhete Único Intermunicipal permanecem inalteradas. Usuários com renda de até R$ 3.205,20, já habilitados no sistema, continuarão utilizando o cartão Riocard em seus deslocamentos. Os validadores do Riocard seguirão funcionando para esse público.