Evento reuniu dezenas de amigos, familiares e admiradores do escritorHector Santos

Rio - A placa em homenagem ao autor de novelas, Gilberto Braga, voltou ao seu lugar no Arpoador, na Zona Sul do Rio, após ser substituída por uma nova estrutura em aço inox. A inauguração aconteceu na manhã desta quinta-feira (31) e reuniu dezenas de amigos, familiares e admiradores. 
O memorial foi instalado em 2022, na Avenida Francisco Bhering, em frente ao prédio onde o escritor morou. No entanto, a peça anterior era feita por um material menos resistente e acabou corroída pela maresia. 
"Quantas vezes for necessário, vamos fazer essa manutenção para deixar essa memória viva. Uma cidade sem memória é uma cidade morta", disse o secretário municipal de Conservação, Diego Vaz durante o evento. 
O viúvo de Gilberto Braga, Edgar Moura Brasil, afirmou que o Arpoador era o lugar de que o autor mais gostava na cidade. "A Prefeitura do Rio de Janeiro fez um gesto bonito e muito merecido ao homenagear o Gilberto, reinstalando a placa no Arpoador — lugar que ele mais amava nessa cidade", disse. 
A historiadora Rosa Maria Araújo, irmã do autor, reforçou o carinho de Gilberto Braga pelo Rio de Janeiro. "Apesar de amar Paris, Nova York e Lisboa, o Rio era o centro da vida dele. Ele via a cidade com otimismo e alegria". 
Gilberto Braga morreu em outubro de 2021, aos 75 anos. Ele escreveu novelas de grande sucesso como  Escrava Isaura, Dona Xepa, Dancin'Days, Vale Tudo, O Dono do Mundo, Celebridade e Paraíso Tropical, além das minisséries Anos Dourados, O Primo Basílio e Anos Rebeldes.