Rio - A orla de Copacabana, na Zona Sul do Rio de Janeiro, foi palco, na manhã deste domingo (3), de uma manifestação em apoio ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). O ato faz parte do movimento “Reaja, Brasil”, que ocorre simultaneamente em diversas cidades do país.
O protesto começou por volta das 11h e reuniu apoiadores vestidos de verde e amarelo, na Avenida Atlântica, com faixas e cartazes em defesa de pautas como a anistia aos investigados pelos atos de 8 de janeiro de 2023 e críticas ao Supremo Tribunal Federal (STF).
Nas ruas de Copacabana era possível ver milhares de pessoas participando do ato, alguns com faixas em apoio ao ex-presidente Jair Bolsonaro, bandeiras de Israel e dos Estados Unidos e mensagens de apoio à Donald Trump.
Bolsonaro não compareceu ao evento devido às restrições judiciais que o impedem de sair de casa aos finais de semana. No entanto, parlamentares aliados, como o senador Flávio Bolsonaro (PLRJ) e o governador Cláudio Castro (PL), estiveram presentes e discursaram aos manifestantes.
Segundo o Centro de Operações da Prefeitura do Rio (COR-Rio), equipes da CET-Rio, Guarda Municipal e da Polícia Militar estão no local para orientar o tráfego e garantir a segurança dos manifestantes e motoristas. Há um bloqueio na pista da Avenida Atlântica, no sentido Ipanema (lado dos edifícios), entre as ruas Bolívar e Francisco Otaviano.
Motoristas que trafegam pela região devem considerar rotas alternativas para evitar o trecho bloqueado. Ainda não há previsão de liberação da via.
Além do Rio, mobilizações semelhantes foram registradas em outras capitais brasileiras. Segundo os organizadores, novos atos devem ocorrer nos próximos meses.
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.