Rio – A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) anunciou que todas as pessoas com imunossupressão no Rio devem tomar a vacina atualizada contra a variante mais recente da covid-19, a JN.1, a partir desta segunda-feira (4).
Para receber a imunização, basta localizar a unidade através deste link e ir ao local com a carteira de vacinação e um documento de identificação. As doses estão disponíveis em todas as 240 salas de vacinação do município, incluindo o Super Centro Carioca de Vacinação, em Botafogo, e na Zona Oeste, no ParkShopping Campo Grande.
Pessoas em condição de imunossupressão têm o sistema imunológico enfraquecido, o que as torna mais suscetíveis a infecções e doenças. Essa condição pode ser causada por enfermidades ou uso de medicamentos e procedimentos que reduzem a capacidade do corpo de combater agentes infecciosos, como o vírus da covid-19.
Com a chegada de novas doses, outros grupos prioritários serão vacinados. A aplicação acontece de formas diferentes para cada faixa etária:
-6 meses a 4 anos: vacinação de rotina, ou seja, consta no calendário de vacinação para idade; -5 a 11 anos: os grupos prioritários desta faixa etária, como imunocomprometidos, devem tomar uma dose de reforço com o imunizante contra a covid-19; -60 anos ou mais: uma dose da vacina contra a variante JN.1.
A SMS começou a oferecer vacinas para pessoas a partir de 65 anos no último dia 1º de julho, e para idosos com 60 anos ou mais em 11 de julho, conforme o cronograma de envio de doses pelo Ministério da Saúde.
Além do imunizante contra a covid-19, a pasta também destaca que é importante se vacinar contra a influenza para prevenção da doença e suas complicações. A campanha da gripe está em curso para todas as pessoas acima de seis meses.
Confira os grupos prioritários
-Pessoas vivendo em instituições de longa permanência -Pessoas imunocomprometidas -Indígenas vivendo fora da terra indígena -Quilombolas -Puérperas -Trabalhadores da saúde -Pessoas com deficiência permanente -Pessoas com comorbidades -Pessoas privadas de liberdade -Funcionários do sistema de privação de liberdade -Adolescentes e jovens cumprindo medidas socioeducativas -Pessoas em situação de rua -Indígenas vivendo em terra indígena -Ribeirinhos -Trabalhadores dos Correios
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.