Aulas voltaram nas 1.557 escolas da rede municipalGuilherme Oliveira / SME

Rio – Cerca de 650 mil estudantes de 1.557 escolas da rede municipal de ensino do Rio voltaram às aulas nesta segunda-feira (4). A movimentação dos pais e alunos no retorno do ano letivo também causou um aumento de 59% no trânsito às 7h, em comparação à média das últimas semanas para o mesmo dia e horário.
De acordo com o Centro de Operações Rio (COR), focos de congestionamento foram registrados em pontos como a Avenida das Américas e o Elevado do Joá, Zona Oeste, a Avenida Pastor Martin Luther King, entre Irajá e Tomas Coelho, Zona Norte, e a Avenida Brasil.
Em comunicado, a Secretaria Municipal de Educação (SME) reforçou que a proibição do uso de celulares dentro das salas de aula e durante os recreios nas escolas está em vigor desde o dia 2 de fevereiro de 2024. A decisão foi tomada com base em diagnósticos e pesquisas nacionais e internacionais, incluindo relatórios da Unesco e a Organização das Nações Unidas (ONU) para a Educação, a Ciência e a Cultura.
O secretário da pasta, Renan Ferreirinha, afirmou que a medida contribuiu para os resultados na alfabetização dos estudantes.
"A escola precisa ser um local de aprendizado, de concentração, brincadeira e interação social. É isso que a gente sempre quer proporcionar", disse. Em um ano, o Rio cresceu de 56% de crianças alfabetizadas na idade certa para 64%.