Operação fiscaliza vans sobre uso da gratuidade do JaéDivulgação
Os agentes atuam diretamente nos locais de maior movimento de Jacarepaguá, Praça Seca e Tanque, na Zona Oeste; Méier e Maracanã, na Zona Norte; e em Copacabana, na Zona Sul. Segundo denúncias, algumas vans estariam negando o embarque à pessoa idosa que apresenta o novo sistema de bilhetagem. O Jaé passou a ser obrigatório em todo transporte municipal no último sábado (2).
A medida visa conscientizar motoristas e passageiros sobre os direitos dos idosos, promovendo mais respeito e segurança no trânsito.
"Vamos continuar promovendo esse choque de civilidade por toda a cidade, focando na educação de condutores de vans que desrespeitam o direito da pessoa idosa", afirma o Secretário Felipe Michel.
Denúncias sobre negligência, maus-tratos, irregularidades no transporte e direito à gratuidade da pessoa idosa podem ser feitas pela Central 1746 ou pelo canal Rio Cuidadoso: (21) 97533-8831.
E essas passageiras nada comuns — as vovós espiãs — usam disfarces e, por isso, não podem mostrar os seus rostos. Elas ficam nos pontos fazendo sinal para os motoristas. Quando um deles passa direto, é abordado logo a frente por uma equipe de fiscalização que os aguarda no ponto seguinte. São alertados pelas vovós, via celular, que enviam o número da linha e do ônibus que desrespeitou o sinal de parada.
Em seguida, os agentes abordam o motorista informando sobre a operação e alertam que, em uma próxima vez, será multado.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.