Um homem foi preso na Delegacia de Atendimento à Mulher, no Centro do RioÉrica Martin / Agência O Dia
Mais de 40 homens são detidos no estado em operação contra violência doméstica
Ação acontece na data em que a Lei Maria da Penha completa 19 anos
Rio – Policiais civis do Rio já capturaram mais de 40 homens acusados de violência doméstica contra mulheres nesta quinta-feira (7) em todo o estado. A mobilização faz parte do "Dia D" da Operação Shamar, uma força-tarefa nacional que busca combater este tipo de crime, na data em que a Lei Maria da Penha completa 19 anos.
A ação, que começou na última sexta-feira (1º), havia prendido 137 pessoas até esta quarta-feira (6). Desde o início do mês, já foram feitos 849 registros de ocorrência de violência contra a mulher. Em 706 desses casos, a vítima solicitou medidas protetivas de urgência, encaminhados ao Judiciário pela polícia.
A diretora do Departamento-Geral de Polícia de Atendimento à Mulher (DGPAM), delegada Gabriela von Beauvais, destacou a importância de dar visibilidade ao tema. "A violência contra a mulher não é apenas algo que diz respeito ao casal. Esse enfrentamento deve ser feito por toda a sociedade", afirmou.
Gabriela também comentou sobre a importância de realizar registro de ocorrência. "Dados do Instituto de Segurança Pública (ISP) mostram que 78% das vítimas de feminicídio nunca haviam comunicado anteriormente os crimes praticados pelos autores. Precisamos mudar essa cultura para garantir a proteção às mulheres."
A Operação Shamar será concluída no dia 4 de setembro. Até lá, ocorrerão também atividades socioeducativas em escolas, espaços públicos e redes sociais.





Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.