Fotógrafo Wandré Silva, do Bangu Atlético Clube, denuncia racismoRede Social/@Wandre_fotografia
Fotógrafo do Bangu denuncia racismo em partida do Campeonato Carioca
Os insultos partiram da torcida adversária, que entoaram cânticos racistas no segundo tempo do jogo
Rio - O fotógrafo Wandré Silva, do Bangu Atlético Clube, denunciou ter sido alvo de racismo na semifinal da Série A2 do Campeonato Carioca contra o Araruama, no último sábado (9), no Estádio Moça Bonita, Zona Oeste. De acordo com o time, os insultos partiram da torcida adversária, que entoaram cânticos racistas no segundo tempo da partida.
Nas redes sociais, o profissional recebeu dezenas de mensagens de apoio e agradeceu ao carinho dos torcedores. "Obrigado a todos que estão enviando mensagem, não tive intenção de repercutir algo, mas precisava colocar pra fora esse acontecimento chato que aconteceu. É só mais um leão que precisamos matar dia após dia", contou.
Em nota, o Bangu afirmou que repudia qualquer ato de racismo e que está em busca de imagens e demais registros que possam identificar os autores para que sejam responsabilizados.
Ainda em comunicado, o clube reforçou ser pioneiro na luta contra o preconceito no futebol brasileiro. “O Bangu orgulha-se de ter sido o primeiro clube a escalar um atleta negro, Francisco Carregal, em 1905, e reafirma que sempre levantará a bandeira contra o racismo dentro e fora de campo”, afirmou.
Por fim, a instituição explicou que presta todo suporte e apoio ao fotógrafo, que está sendo acolhido pela equipe.
No jogo, o clube da Zona Oeste venceu o Araruama por 1 a 0 e vai à final. O Alvirrubro foi rebaixado da Série A do Carioca no início do ano, mas como a Série A2 permite que o time rebaixado dispute a competição na mesma temporada, a equipe pode voltar ao Cariocão em 2026.
Por meio das redes sociais, a Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro (FERJ) publicou que foi informada sobre o caso durante o jogo, mas, apesar das buscas, não identificou o autor.
"O delegado da partida relatará o episódio em documento, a ser encaminhado ao Tribunal de Justiça Desportiva do Rio de Janeiro. A Federação de Futebol do Rio lamenta e repudia veementemente o episódio preconceituoso relatado e se solidariza com o profissional do Bangu", comunicou.



Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.