Jornal britânico repercute golpe contra turista britânico no Rio de JaneiroReprodução/The Sun

Rio - O caso dos dois turistas britânicos vítimas do golpe conhecido como 'Boa noite, Cinderela', em Ipanema, na Zona Sul do Rio, repercutiu na imprensa internacional. Nesta segunda-feira (11), o jornal britânico The Sun destacou o episódio na manchete como um "momento chocante". Na reportagem, o veículo afirmou que o golpe é comum no Brasil, especialmente entre garotas de programa.

"O esquema se tornou cada vez mais comum no Brasil entre profissionais do sexo e acompanhantes que usam Rohypnol, GHB — ou qualquer droga associada a estupros — para dopar turistas e roubá-los", diz um trecho da publicação.

O jornal também citou o vídeo que mostra uma das vítimas desacordadas na areia da praia, na altura do Posto 9. As imagens começaram a circular nas redes sociais na noite da última sexta-feira (8). Um homem que passava pela Avenida Vieira Souto registrou o momento em que o turista, já desorientada, cambaleia pelo calçadão até cair com o rosto na areia.

Ainda no vídeo, é possível ver três suspeitas entrando em um táxi e fugindo. As mulheres foram identificadas pela Polícia Civil como Rayane Campos de Oliveira, Amanda Couto Deloca e Mayara Ketelyn Américo da Silva. Juntas, elas teriam furtado os celulares de dois britânicos e realizado uma transferência bancária de cerca de R$ 110 mil.

A polícia acredita que as suspeitas seguiram para a Lapa, na região central, mesmo local onde teriam encontrado as vítimas. O caso é investigado pela Delegacia Especial de Apoio ao Turismo (Deat), no Leblon.
Uma das suspeitas tem anotações pelo mesmo crime
Rayane Campos possui cerca de 20 anotações pelo mesmo crime. No ano passado, chegou a ser presa e condenada a seis anos de prisão, mas sua defesa recorreu pedindo a absolvição e liberdade, o que foi aceito por desembargadores da 8ª Câmara Criminal do Tribunal de Justiça do Rio (TJRJ).
O processo sobre Rayane foi iniciado após um turista inglês relatar que estava na Pedra do Sal, na região central, com um amigo. Lá conheceram três mulheres. Eles foram junto com o trio para um apartamento em Copacabana, na Zona Sul. Depois de beber um copo de água, ele ficou desacordado. Após acordar, percebeu que o celular havia sido furtado, assim como outros bens. O caso ocorreu em outubro de 2023.
A absolvição foi decretada em julho deste ano.