Rio - Um trem e um carreta de transporte de gás natural se envolveram em um grave acidente, na manhã desta quarta-feira (20), em Paraíba do Sul, no Sul Fluminense. Apesar do susto, não houve vítimas.
A colisão aconteceu na Avenida Ayrton Senna, próximo à Estação Ferroviária de Paraíba do Sul, por volta das 6h45. Imagens que circulam nas redes sociais mostram o caminhão parado com a traseira em cima do trilho. O trem buzina para alertar sobre sua chegada, mas não consegue parar e atinge o veículo.
Veja o vídeo:
Trem atinge carreta com cilindro de gás natural em Paraíba do Sul
Com o impacto, a carreta foi empurrada para o muro de uma propriedade e tombou. Bombeiros do quartel de Três Rios estiveram no local para socorrer possíveis vítimas, mas ninguém ficou ferido.
O acidente ocorreu em uma via movimentada da cidade, onde há diferentes estabelecimentos. Além disso, pedestres cruzam a passagem de nível para acessar pontos turísticos, como a histórica estação ferroviária, fundada há 158 anos. Atualmente, funciona um museu no local.
'Erro de cálculo'
Em nota, a Prefeitura de Paraíba do Sul informou que a carreta havia agendado sua travessia pela cidade e contava com suporte da Guarda Civil Municipal (CGM), que prestou orientações sobre o perfil da manobra.
De acordo com o órgão, uma primeira carreta passou normalmente, mas o motorista da segunda não seguiu o comando fornecido, justificando que o pneu esbarraria no meio feio. "As instruções fornecidas não foram seguidas e, ao tentar atravessar inadequadamente, houve o erro de cálculo, resultando na colisão com a passagem de trem", disse a prefeitura.
A carga do caminhão estava vazia, o que eliminou qualquer risco de explosão, conforme a Defesa Civil Municipal identificou. A via ficou interditada para remoção do veículo, mas o acesso ao Jardim Velho permaneceu liberado, facilitando a conexão com o Centro da cidade.
Procurada, a MRS Logística, empresa responsável pelo trem, informou que o maquinista acionou o freio de emergência e o alerta sonoro, contudo, não foi o suficiente paraevitar o acidente. Segundo a companhia, o motorista da carreta não conseguiu realizar a travessia completa da passagem em nível e ficou sobre os trilhos.
A MRS lamentou o acidente e reforçou que é essencial redobrar a atenção ao se aproximar de uma linha férrea. "Parar, olhar para os dois lados e escutar atentamente, antes de atravessar, são atitudes simples, mas fundamentais e cruciais para salvar vidas", diz a nota.
Também questionada, a GásLocal, responsável pelo cilindro transportado, destacou que o tanque estava vazio e inertizado. A empresa ressaltou que está tomando providências para retirada da carreta e para reverter os danos materiais causados pelo acidente.
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.