Rio - Na manhã desta segunda-feira (25), equipes das secretarias municipais de Conservação e Ordem Pública retiraram estruturas instaladas irregularmente na calçada por um estacionamento privado, na Avenida Pastor Martin Luther King, embaixo da estação de metrô de Irajá, na Zona Norte.
De acordo com a prefeitura, em junho de 2025 agentes já haviam removido as barras de concreto, conhecidas como colunas de alambrado, que servem para cercar o estabelecimento. No entanto, elas foram reinstaladas sem licença, voltando a impactar na calçada.
O secretário de Conservação do Rio, Diego Vaz, afirmou que a fiscalização continuará. "Nosso trabalho é garantir que a calçada cumpra sua função de oferecer segurança e acessibilidade ao pedestre. A Conservação não admite a ocupação irregular do espaço público. A fiscalização continua para remover estruturas que desrespeitem a legislação e multar os infratores. Doer no bolso ainda é o único caminho para que não sejam reincidentes", declarou.
Os proprietários têm 30 dias após receberem a notificação para providenciar o conserto da calçada. Em caso de desobediência, a multa é de R$ 1026,15, podendo ser diária. A Secretaria também informou que o terreno pertence a um estacionamento.
Após a retirada do material, a Comlurb atuou na limpeza do local.
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.