A secretária de Estado de Desenvolvimento Econômico, Fernanda Curdi, destacou o protagonismo do empreendedor fluminenseImprovement / Divulgação

Rio - O município de Três Rios recebeu ontem (25) o Fórum Desenvolvimento e Empreendedorismo RJ – Desenvolve RJ, no Clube Atlético Entre Rios (CAER). O encontro, promovido pelo jornal O Dia com apoio da Prefeitura de Três Rios e patrocínio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Indústria, Comércio e Serviços do Estado do Rio de Janeiro, teve como objetivo fomentar o desenvolvimento regional e abrir oportunidades de negócios e parcerias.
A secretária de Estado de Desenvolvimento Econômico, Fernanda Curdi, destacou o protagonismo do empreendedor fluminense. "O Desenvolve RJ chega com essa necessidade que os empreendedores têm, seja desde o início da formalização até o acesso ao crédito. A ideia é conectar sempre os pequenos negócios às grandes empresas, como empresa âncora nas rodadas de negócios e facilitar que eles tenham acesso a toda a estrutura do Estado, da Junta Comercial do Estado do Rio de Janeiro, a AgeRio, o Departamento de Recursos Minerais, a DRM, também está presente e a CODIN [Companhia de Desenvolvimento Industrial do Estado do Rio de Janeiro] que é a porta de entrada dos investimentos do nosso Estado".


A programação contou com painéis temáticos, oficinas voltadas para empreendedores, feira de expositores e rodada de negócios, além de atendimentos com órgãos parceiros. Entre os destaques estiveram a palestra da influenciadora Karol Babadeira, a oficina “Primeiros Passos do Empreendedorismo”, voltada para mulheres, e o painel “Turismo de Experiência e Fortalecimento Regional”, mediado pelo jornalista George Vidor.
A secretária de Estado de Desenvolvimento Econômico, Fernanda Curdi, destacou o protagonismo do empreendedor fluminense - Improvement / Divulgação
A secretária de Estado de Desenvolvimento Econômico, Fernanda Curdi, destacou o protagonismo do empreendedor fluminenseImprovement / Divulgação
"A gente tem feito muita capacitação, muitas rodadas de negócios. O Rio de Janeiro vem despontando em números de empregos formalizados. Em 2024, foram mais de 120 mil novos postos de trabalho abertos. Até junho deste ano, já temos mais de 60 mil postos de trabalho. O Governo do Estado vem atingindo marcas expressivas em relação à abertura de novos investimentos, porque o governador Cláudio Castro vem investindo duramente na desburocratização dos processos. Essas intervenções facilitam o acesso do empreendedor e fazem com que prosperem nos seus negócios", destacou Fernanda Curdi.

A secretária completou sobre a potencialidade do Sul Fluminense. "Três Rios e a região têm muita potencialidade. Três Rios é um 'hub' logístico, muitas empresas estão instaladas aqui, tem uma vocação natural e trabalhou muito a diversificação da economia regional. Hoje preparamos, inclusive, um painel com experiências de municípios próximos, como Areal e Paraíba do Sul, com rotas de vinho. Temos empreendimentos importantes gerando impacto na ponta, geração de emprego e renda. Esse evento traz esse sentimento de pertencimento do nosso estado e divulga para as regiões, para o Brasil e para o mundo".
Sérgio Gusman, presidente da AgeRio - Improvement / Divulgação
Sérgio Gusman, presidente da AgeRioImprovement / Divulgação
Sérgio Gusman, presidente da AgeRio, comentou sobre as potencialidades do interior. “A gente pretende sair da região metropolitana e mostrar que o empreendedorismo pode ser feito no interior do estado com linhas de crédito da Agerrio. Mostrar o que nós somos, o quanto a gente pode apoiar o empreendedorismo na região do sul fluminense”, disse.
Rodada de negócios
O Desenvolve RJ promoveu uma rodada de negócios que tem apresentado resultados de sucesso. Nos últimos seis meses, segundo dados levantados nos eventos já realizados com empreendedores fluminenses, esses encontros movimentaram o setor e fortaleceram o empreendedorismo local e estadual.
Para se ter uma ideia, o potencial de negócios gerado alcançou a marca de R$ 22.965.000,00 (vinte e dois milhões, novecentos e sessenta e cinco mil reais).
O Desenvolve RJ promoveu uma rodada de negócios que tem apresentado resultados de sucesso - Improvement / Divulgação
O Desenvolve RJ promoveu uma rodada de negócios que tem apresentado resultados de sucessoImprovement / Divulgação
O prefeito de Três Rios, Jonas Dico, reforçou que o protagonismo da cidade reflete na região. “É um movimento muito importante, essa parceria do Governo do Estado. E, principalmente, para fomentar o desenvolvimento do empreendedorismo na nossa cidade e na nossa região. Tudo que é feito aqui reflete nas cidades circunvizinhas”.
Marcel Vasconcelos, coordenador do Programa do Artesanato RJ, afirmou que o artesanato também é oportunidade. “Com toda certeza, todo o espaço que a gente consegue ter para o artesão é uma oportunidade de escoamento e, com toda certeza, traz um retorno para as nossas artesãs. A gente fica muito feliz com esse cuidado, essa sensibilidade com o artesanato aqui de Três Rios”.
Marcel Vasconcelos, coordenador do Programa do Artesanato RJ, afirmou que o artesanato também é oportunidade - Improvement / Divulgação
Marcel Vasconcelos, coordenador do Programa do Artesanato RJ, afirmou que o artesanato também é oportunidadeImprovement / Divulgação
Serviços para o interior
O evento também contou com a presença da Fundação Leão XIII, que lançou a van itinerante Leão+ Perto de Você, levando serviços públicos gratuitos a diferentes regiões do interior do estado e áreas vulneráveis da capital.
Fundação Leão XIII lança a van itinerante Leão+ Perto de Você - Improvement / Divulgação
Fundação Leão XIII lança a van itinerante Leão+ Perto de VocêImprovement / Divulgação
A presidente da fundação, Luciana Calaça, afirmou: “É um compromisso nosso promover a inclusão social e o fortalecimento da cidadania e dignidade em todo o estado. A Leão dá um grande passo com essa iniciativa, que visa garantir o acesso equitativo a serviços públicos para populações em situação de vulnerabilidade”.
Em 2024, a Fundação realizou mais de 241 mil atendimentos, sendo a regularização de documentos civis o serviço mais demandado.
Primeiros passos
A oficina Primeiros Passos foi desenvolvida pela Secretaria de Estado da Mulher para apoiar mulheres que estão iniciando seus negócios e ainda têm dúvidas sobre procedimentos essenciais para o sucesso empresarial.
Durante a atividade, foram abordados temas fundamentais como formalização, acesso a crédito, estratégias de marketing e outros aspectos estratégicos que permitem que o empreendimento evolua de forma estruturada e sustentável.
A secretária de Estado de Desenvolvimento Econômico, Fernanda Curdi, destacou o protagonismo do empreendedor fluminense - Improvement / Divulgação
A secretária de Estado de Desenvolvimento Econômico, Fernanda Curdi, destacou o protagonismo do empreendedor fluminenseImprovement / Divulgação
“Nesta edição do Desenvolve RJ, levamos a oficina Primeiros Passos, que orienta as mulheres que estão começando em seus negócios, e também participamos de um painel para impulsionar as empreendedoras locais”, finalizou a secretária de Estado da Mulher, Heloisa Aguiar.
O encontro também se destacou por reunir lideranças políticas, empresariais e representantes de diferentes setores, criando um ambiente de integração e troca de experiências que fortalece ainda mais a rede empreendedora fluminense.