Rio - Uma operação das polícias Civil e Militar para prender dois traficantes do Terceiro Comando Puro (TCP) deixou seis mortos nas regiões da Vila Aliança e Senador Camará, na Zona Oeste. Houve um intenso tiroteio na manhã desta quinta-feira (4). No local, ao menos seis ônibus foram usados como barricadas. Em decorrência dos confrontos, as estações de trem de Senador Camará, Santíssimo e Augusto Vasconcelos precisaram ser fechadas.
Na ação, dois homens foram presos em flagrante enquanto tentavam sequestrar ônibus na Estrada do Taquaral. Com eles, os agentes apreenderam uma arma. Dentre os alvos estão dois envolvidos na morte da jovem Sther Barroso dos Santos, de 22 anos, brutalmente espancada ao deixar um baile funk na comunidade da Coreia.
Em imagens que circulam nas redes sociais é possível ver barricadas em chamas e tiros na direção de helicópteros das corporações. Além disso, em outros vídeos, passageiros dos trens aparecem deitados no chão na tentativa de se protegerem dos disparos. Em outro ponto, no Ginásio Educacional Tecnológico (GET) Mário Fernandes Pinheiro, alunos também tentaram se proteger ao se reunirem nos corredores.
Segundo o Centro de Operações Rio, motoristas tiveram que evitar a região, principalmente os acessos à Rua Coronel Tamarindo e Rua Doutor Augusto Figueiredo.
Operação para prender traficantes do TCP tem intenso tiroteio em Senador Camará, na Zona Oeste. Devido aos disparos, passageiros chegaram a deitar no chão do trem para se protegerem.
De acordo com a Polícia Civil, a ação foi planejada a partir de informações de inteligência que davam conta de que os alvos da facção estariam na localidade.
Participaram da operação a Subsecretaria de Inteligência da Polícia Civil (Ssinte), a Subsecretaria de Inteligência da Polícia Militar (SSI), a Delegacia de Repressão a Entorpecentes (DRE), a Coordenadoria de Recursos Especiais (Core) e o Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope). As diligências estão em andamento.
Impactos
Devido ao forte tiroteio que danificou a rede aérea da SuperVia nas proximidades da estação Senador Camará, os trens do ramal Santa Cruz ficaram cerca de nove horas circulando somente entre as estações Central do Brasil x Bangu e Campo Grande x Santa Cruz. O trecho entre as estações Senador Camará e Augusto Vasconcelos também foi impactado.
Já o Rio Ônibus informou que seis linhas tiveram que ter seus itinerários desviados preventivamente para a segurança de rodoviários e passageiros. Foram elas:
Ônibus em barricadas C30315 - 731 (Campo Grande x Marechal Hermes) D13330 - 926 (Senador Camará x Penha) D13149 - 926 (Senador Camará x Penha) D13021 - 737 (Santissimo x Cascadura) D86310 - 855 (Terminal Magarça x Terminal Deodoro via Bangu) D86214 - LECD122 (Terminal Campo Grande x Bangu)
Linhas desviando SV790 (Campo Grande x Cascadura) 737 (Santíssimo x Cascadura) 731 (Campo Grande x Marechal) 926 (Senador Camará x Penha) 746 (Jabour x Cascadura) 803 (Jabour x Taquara)
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.