Barba e cabelos brancos ou grisalhos são requisitos fundamentais para integrar a turma do curso de Papai NoelDivulgação

Rio – Mais do que presentes e panetones, o Natal é uma época festiva do ano caracterizada também por oportunidades de se conseguir uma renda extra. E uma das opções é a Escola de Papai Noel do Brasil, que há mais de 30 anos prepara gratuitamente homens, sobretudo aqueles acima dos 50 anos, para uma maratona entre novembro e dezembro caracterizado como o Bom Velhinho.
 
A estimativa dos organizadores do curso é de que cada “Papai Noel” pode receber, em média, R$ 500 por cada visita particular a residências e empresas. Trabalhos em lojas, clubes, hospitais, escolas e até comerciais de TV também estão no roteiro.
Já em shoppings, o faturamento total tende a chegar a R$15 mil em 45 dias de peregrinações. A escola, inclusive, informa que possui parcerias com diversos centros comerciais.
Requisitos
O candidato deve ter cabelo e barba brancos ou grisalhos, gostar de crianças e apresentar boa saúde para que possa atender às demandas da função. É importante também não ter vícios, como álcool ou cigarro.
Outro ponto importante é fazer parte ou estar próximo da terceira idade, já que uma das propostas do curso é valorizar a mão de obra nesta faixa etária, quando, tradicionalmente, se enfrenta uma resistência maior para entrada no mercado de trabalho.
“Há muitos aposentados que, após os 50 anos, enfrentam a falta de oportunidades no mercado. Nosso objetivo é oferecer capacitação para que eles possam voltar a trabalhar, sair da ociosidade e garantir uma renda extra no fim do ano”, complementa Limachem Cherem, fundador e diretor da escola.
Disciplinas
Ao longo de cerca de um mês de curso, os aspirantes a Papai Noel terão aulas de interpretação e improvisação; música; maquiagem; trabalho corporal funcional; e figurino e cuidados com a barba.
Neste ano, uma novidade serão os conteúdos voltados para Libras, acessibilidade e inclusão de pessoas neurodivergentes.
Inscrições
Interessados podem se inscrever pelo e-mail papainoel@tapume.com.br, pelo telefone (21) 2532-3066 ou pelo WhatsApp (21) 97616-8666. Não é preciso pagar taxa.
Com início marcado para 7 de outubro, o curso terá aulas às terças-feiras, das 14h às 17h, no Centro Municipal de Artes Calouste Gulbenkian, na Praça Onze, no Centro do Rio. Já a formatura acontece no dia 4 de novembro, com entrega de certificados e distribuição de presentes.