Ao todo, serão 9,5 km de ciclovias implantadas na região Divulgação

Rio - O Porto Maravilha, na Zona Portuária, terá a revitalização de 8,8 km de ciclovias existentes e a criação de mais 660 metros de novas rotas na região. O projeto foi oficializado durante o Rio Construção Summit 2025, no Pier Mauá, na última quarta-feira (24).

A parceria também prevê a instalação de dois bicicletários, um no Largo da Carioca e outro na Praça XV, com capacidade para 45 bicicletas cada. A iniciativa, que faz parte do movimento de transformação do Centro e da Zona Portuária, surgiu a partir de um termo de cooperação assinado pela Prefeitura do Rio e a Cury Construtora, por meio da Companhia Carioca de Parcerias e Investimento (CCPar).

"O Porto Maravilha é hoje um dos polos de crescimento mais dinâmicos do Rio. Com essa parceria firmada para ampliar e revitalizar as ciclovias estamos fortalecendo a micromobilidade, gerando impacto positivo para moradores, empresas e visitantes", destacou o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Osmar Lima.
O vice-presidente de negócios da Cury Construtora, Leonardo Mesquita, também reforçou a importância do projeto, que tem como objetivo ampliar as opções de deslocamento e as integrações das rotas com o metrô e o VLT, para quem vive, trabalha e circula pela região.
Procurada, a Secretária de Desenvolvimento Econômico Municipal ainda não informou quando as obras serão iniciadas.