Morreu aos 66 anos, nesta segunda-feira (29), no Rio, o sambista Marquinho PQD. Após dias internado, o compositor e autor de centenas de sucessos do samba não resistiu, segundo informações publicadas no perfil do artista, nas redes sociais. A causa não foi revelada.
Em mais de 40 anos de carreira, o sambista, que carregava no nome artístico a profissão de ex-paraquedista do Exército, produziu mais de 400 canções, muitas delas feitas com Arlindo Cruz (1958-2025; "É Sempre Assim"), Zeca Pagodinho ("Ogum"), Jorge Aragão ("Abuso de Poder"), Sombrinha e outros bambas.
Na voz de Beth Carvalho (1946-2019), por exemplo, lançou "Sonhando Eu Sou Feliz", "Coração Feliz" e "Se Vira", que integrou a trilha da novela da Globo "Cheias de Charme". Para o repertório de Jovelina Pérola Negra (1944-1998), apresentou o hit absoluto "Luz do Repente". Alcione, por sua vez, gravou "Fora de Ocasião", pérola recorrente em rodas de samba.
Para Reinaldo (1954-2019), PQD entregou o hit "Pra Ser Minha Musa". O compositor fez, ainda, canções para os grupos Fundo de Quintal, Exaltasamba, Revelação, Kiloucura, Pirraça, Raça e outros.
No Carnaval, compôs os sambas da Mocidade Independente de Padre Miguel dos anos de 1995 e 2000. O sambista era cria de Realengo, na Zona Oeste.
O Império Serrano publicou uma homenagem lamentando a perda: "Neste momento de dor, a família imperiana se une em solidariedade aos familiares, amigos e admiradores desse artista que tanto contribuiu para a cultura popular brasileira".
O também cantor e compositor Sombrinha postou em seu Instagram um texto de despedida ao parceiro de samba e amigo.
"Foram mais de 40 anos de amizade, de risadas, de composições e de histórias que vão ecoar para sempre em meu coração. Marquinhos não era só compositor, era um mensageiro do samba, alguém que entendia a força desse ritmo como oração. Fica a saudade, mas também a gratidão por cada momento vivido. Você segue comigo em cada acorde, em cada verso, em cada roda de samba. O samba não te perde, ele te eterniza."
Outros bambas também homenagearam PQD nas redes sociais, como Wanderley Monteiro, oito vezes campeão de samba-enredo na Portela: "Estamos perdendo nossos ídolos."
Fred Camacho, músico e compositor, lamentou: "Descanse em paz, poeta! Não te esqueceremos! Eterno."
O músico Paulão 7 Cordas, maestro da banda de Zeca Pagodinho e fundador da roda de samba Gloriosa, exaltou: "Grandíssimo PQD, muita luz para que você descanse em paz."
*Reportagem de Raphael Perucci e do estagiário Filipe Bias, sob supervisão
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.