Operações de pouso e decolagem no Aeroporto Santos Dumont permanecem suspensasReginaldo Pimenta/Agência O Dia
Vazamento de óleo suspende pousos e decolagens no Aeroporto Santos Dumont
Ocorrência cancelou 160 voos de chegada e partida, além de ter alternado outros 14 para o Galeão
Rio - Um vazamento de óleo de um veículo suspendeu, nesta terça-feira (30), operações de pouso e decolagem no Aeroporto Santos Dumont, no Centro do Rio. Mais de 160 voos foram cancelados por conta do trabalho de limpeza das equipes para a liberação do local e outras 14 chegadas precisaram ser alternadas para o Aeroporto do Galeão. A pista foi liberada às 17h25.
Depois de identificar o vazamento, funcionários iniciaram a limpeza da área atingida, utilizando desengraxante biodegradável. Eles também usam vassouras para remover óleo. Houve registro de ao menos 80 voos de chegada e 84 de partidas cancelados e 14 alternados para o Aeroporto Internacional Tom Jobim, o Galeão, na Ilha do Governador, Zona Norte. A concessionária RIOgaleão confirmou que recebeu voos alternados.
Por conta da suspensão, o aeroporto registrou transtornos, grandes filas e lotação no saguão, com passageiros esperando para tentar embarcar para seus destinos e receber orientações das companhias aéreas. Muitos chegaram a sentar no chão e nas malas, enquanto não há liberação. Agentes do Procon Carioca estiveram no Santos Dumont para atender os clientes afetados.
O fotógrafo Diogo Bastos, de 22 anos, chegou ao aeroporto às 5h para viajar à Foz do Iguaçu, no Paraná. O passageiro relata que fez todos os procedimentos necessários para o embarque, mas às 7h foi informado sobre a suspensão das operações e que nenhuma aeronave havia decolado desde às 6h. A previsão inicial, segundo ele, era de que os voos fossem retomados às 8h, o que não aconteceu. O profissional acabou sendo transferido para o Galeão.
"Tinham centenas de pessoas dentro das aeronaves paradas esperando sair. Estavam lá desde 5h35! Aí começou a formar filas e mais filas gigantescas nas áreas de embarque, vários voos cancelados, pessoas sendo transferidas para o Galeão. Por muito custo consegui ser transferido para o Galeão, porém o meu voo será 0h30 a chegada no meu local de destino. Eu chegaria hoje por volta de 14h50", afirmou o fotógrafo, que desabafou sobre a falta de orientação e amparo aos passageiros impactados.
"Não deram se quer um voucher de alimentação ou nada. Eu consegui resolver o meu (problema) pelo chat, mas eles ficavam jogando as pessoas do guichê para o atendimento online. Eu ainda ajudei um 'gringo', ele não estava conseguindo falar com ninguém, estava muito perdido (...) Me sinto enganado e lesado, pois em nenhum momento são transparentes com o que será feito conosco", desabafou.
Segundo a Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero), responsável pela administração do Santos Dumont, o vazamento aconteceu por volta das 3h, durante uma manutenção preventiva, realizada no período noturno, quando não há voos no aeroporto. "As providências para limpeza e liberação da pista já foram tomadas, para garantir a segurança e para que as operações sejam retomadas o mais breve possível". O aviso aos aeronavegantes (Notam) já foi publicado.
A Infraero explicou que o vazamento de óleo hidráulico na pista do Aeroporto Santos Dumont teve origem no motor do caminhão “desemborrachador” que estava sendo utilizado na manutenção preventiva da pista, um procedimento rotineiro previsto nos normativos da aviação civil. O caminhão não fazia transporte de combustível e o óleo derramado é do motor do próprio equipamento.
Em nota, a LATAM Airlines Brasil informou que o fato é "totalmente alheio ao controle da companhia" e que os passageiros serão realocados em outros voos disponíveis, "conforme a situação seja normalizada no local e também partindo do aeroporto Rio de Janeiro/Galeão". A companhia orientou os passageiros a consultarem o status de seu voo na seção "Minhas Viagens" no site, antes de irem aos aeroportos. "A LATAM lamenta os transtornos causados e reitera que adota todas as medidas de segurança técnicas e operacionais para garantir uma viagem segura para todos."
Já a Azul afirmou que os clientes impactados "estão recebendo a assistência prevista na Resolução 400 da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) e reacomodados em outros voos da Companhia, incluindo voos extras a partir do Aeroporto Galeão." A companhia recomenda que passageiros com voos nesta terça-feira fiquem atentos às notificações enviadas por e-mail, SMS e Whatsapp, além de acompanhar suas reservas no site ou aplicativo da empresa.
A GOL, por meio de nota, comunicou que está prestando todo auxílo necessário aos clientes afetados pelo incidente.
"Devido ao fechamento da pista do Aeroporto Santos Dumont, fato totalmente alheio ao controle da Companhia, registrou nove voos alternados e 50 cancelamentos ao longo de toda esta terça-feira (30). Os clientes impactados estão recebendo as tratativas previstas pela resolução 400 da Anac, conforme as necessidades. Os passageiros serão reacomodados em outros voos, de acordo com disponibilidade. A Companhia também criou 11 operações extras de/para o aeroporto do Galeão a fim de atender os passageiros de voos impactados", informa a companhia aérea.
*Colaborou Reginaldo Pimenta














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