Vazamento de óleo suspendeu operações do Aeroporto Santos Dumont, nesta terça-feira (30)Reginaldo Pimenta/Agência O Dia

Rio - A pista de pouso e decolagem do Aeroporto Santos Dumont, localizado no Centro do Rio, foi reaberta às 17h25, desta terça-feira (30), segundo informou a Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero). O aeroporto ficou com as operações suspensas por mais de 14 horas devido a um vazamento de óleo.
Por causa do vazamento, mais de 160 voos precisaram ser cancelados e outros 14 desviados para o Aeroporto do Galeão. Devido a isto, o aeroporto terá o horário de operação estendido para auxiliar na regularização dos voos. Por meio de nota, a Infraero afirmou que o Aviso aos Aeronavegantes (Notam) já foi baixado e as companhias aéreas podem iniciar o processo de normalização.
A Infraero explicou que o vazamento de óleo hidráulico na pista do Aeroporto Santos Dumont aconteceu por volta das 3h e teve origem no motor do caminhão desemborrachador' que estava sendo utilizado na manutenção preventiva da pista, um procedimento rotineiro previsto nos normativos da aviação civil. O caminhão não fazia transporte de combustível e o óleo derramado é do motor do próprio equipamento.
Após o incidente, o veículo foi retirado da pista e a limpeza foi iniciada. Para fazer a retirada do óleo, foram utilizados um desengraxante biodegradável e jatos de água de alta pressão de Carros Contra Incêndio. "Todos os recursos disponíveis foram utilizados para liberação da pista no menor prazo possível, atendendo aos critérios normativos", informou a Infraero.
"Cabe ressaltar que a composição do pavimento das pistas de pouso e decolagem é específica, sendo a limpeza minuciosa necessária para garantir os níveis de atrito das aeronaves com o solo. A Infraero reitera seu compromisso com a segurança dos passageiros e das operações aéreas, uma prioridade para a Companhia. A retomada dos voos foi condicionada à completa remoção do produto, já que a pista precisa atender aos mais altos padrões de segurança", seguiu a nota.
Devido às inúmeras reclamações de passageiros, o Procon Carioca notificou a Infraero e as companhias aéreas que operam no Aeroporto Santos Dumont. Equipes de fiscalização e atendimento estiveram no local e constataram filas extensas, desorganização generalizada e diversos relatos de passageiros que aguardavam atendimento há mais de cinco horas.