Segundo a Civil, o grupo criminoso causou um prejuízo financeiro de cerca de R$ 36 milhões ao setorDivulgação / PCERJ

Rio - Agentes da Delegacia de Roubos e Furtos de Cargas da Capital (DRFC) realizam, nesta terça-feira (30), a segunda fase da operação No Rastro do Óleo, com o objetivo cumprir mandados de busca e apreensão contra integrantes de uma organização envolvida em roubos de cargas de óleo lubrificante e seus derivados.
A operação acontece na cidade do Rio; em Duque de Caxias e Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense; e em Barra Mansa, no Sul Fluminense.
Segundo a Polícia Civil, empresários receptadores destas cargas também compõem a quadrilha. Eles são suspeitos de adulterar o material com misturas químicas, etiquetas, rótulos e envasamentos falsos.
A corporação afirmou que os produtos roubados e modificados eram oferecidos ao mercado a preços inferiores aos das grandes distribuidoras, causando um impacto negativo na concorrência e desestabilizando o setor de óleos lubrificantes. Esse esquema também enganava o consumidor que comprava as mercadorias em estabelecimentos comerciais especializados em todo o estado do Rio.
De acordo com as investigações realizadas ao longo de quatro anos, o grupo criminoso causou um prejuízo financeiro de cerca de R$ 36 milhões ao setor, sendo responsáveis por 152 ocorrências de roubos de cargas de óleo.