Memorial Vidas Marcadas, inaugurado na sede do MPRJ nesta quarta-feira (1º)Reprodução / @mprj.oficial

Rio - Um espaço permanente voltado à memória de vítimas da violência foi inaugurado na tarde desta quarta-feira (1º), na sede do Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ). Batizado como 'Memorial Vidas Marcadas', o projeto tem como objetivo destacar o impacto humano de diferentes tipos de crimes cometidos na cidade.

A proposta do memorial é reunir registros e relatos de vítimas e familiares que já viveram situações de violência, com foco em diferentes contextos como: conflitos armados, violência de gênero, ações policiais e crimes motivados por ódio.

De acordo com o MPRJ, o espaço busca promover uma reflexão sobre o papel das instituições de justiça e da sociedade diante das consequências geradas pela violência urbana. Além disso, o memorial pretende funcionar como um local de escuta e acolhimento, oferecendo visibilidade a histórias acabam limitadas a dados estatísticos.
O memorial ocupa uma área dentro da sede do MPRJ, no Centro do Rio e foi inspirado em um projeto semelhante existente na Itália. 
Serviço
Memorial Vidas Marcadas
Local: Sede do MPRJ, subsolo. Av. Marechal Câmara, 370 - Centro