Equipes do 14º BPM retiraram mais de 25 toneladas de barricadas da Vila Vintém nesta quarta (8)Reprodução

Rio – Uma operação do 14º BPM (Bangu) na Vila Vintém, em Padre Miguel, na Zona Oeste, terminou no início da tarde desta quarta-feira (8) com a prisão de cinco suspeitos e a remoção de mais de 25 toneladas de barricadas. A investida tinha como objetivo localizar armas e drogas, além de traficantes envolvidos em disputas territoriais.
Material apreendido pelos policiais militares - Reprodução
Material apreendido pelos policiais militaresReprodução
 
De acordo com a Polícia Militar, logo no início da ação, homens armados atacaram com tiros as equipes, que revidaram, dando início a um tiroteio. Após o fim dos disparos, os agentes detiveram quatro suspeitos e apreenderam com eles um fuzil, rádios transmissores e drogas – ainda não contabilizadas.
Em outro ponto, os policiais prenderam um quinto homem, já condenado a mais de 13 anos de prisão pelo crime de ameaça. O grupo e o material apreendido foram levados para a 34ª DP (Bangu). A PM reforçou o policiamento na região.
Participaram da operação o Grupamento de Ações Táticas (GAT), o Setor de Inteligência e uma equipe de remoção de barricadas, com maquinário específico para retirar os obstáculos colocados por criminosos, que dificultam o acesso da polícia à comunidade e a locomoção de moradores e prestadores de serviços públicos.
Impactos
Segundo a Secretaria Municipal de Educação, uma unidade localizada nas proximidades foi afetada pelo confronto na Vila Vintém. A Secretaria de Estado de Educação comunicou que as escolas sob sua gestão não sofreram impactos.
A Secretaria Municipal de Saúde informou que três unidades de Atenção Primária (clínicas da família e centros municipais de saúde) seguiram com atendimento, mas as atividades externas na região, como visitas domiciliares, precisaram ser suspensas. Já a Secretaria de Estado de Saúde divulgou que a rede no entorno está funcionando normalmente.