Licitação foi iniciada nesta sexta-feira (17) Reprodução
A escolha das novas concessionárias contou com contribuições da população através de uma consulta pública feita entre julho e agosto. O contrato terá duração de 10 anos, com possibilidade de prorrogação por mais 10. O plano, que estava previsto para 2028, foi adiantado para começar a renovar os ônibus por áreas que mais precisam.
Serão três lotes licitados na primeira fase, com investimentos estimados em R$ 577 milhões. As empresas escolhidas serão responsáveis por operar os ônibus, cuidar da manutenção, gerenciar as garagens e instalar sistemas que permitem acompanhar os veículos em tempo real.
Com a renovação, a frota de Campo Grande vai passar de 95 para 152 ônibus interbairros e de 37 para 160 veículos locais. Em Santa Cruz, os ônibus vão aumentar de 67 para cerca de 216. Cada lote terá uma garagem própria, equipada para manutenção, abastecimento e administração.
Todos os novos ônibus serão acessíveis, com ar-condicionado, piso baixo, rampas de acessibilidade, três portas e tecnologia Euro VI, que ajuda a reduzir a poluição. O pagamento em dinheiro será substituído pelo cartão ou aplicativo.
O cronograma prevê que toda a cidade terá a frota renovada até 2028, dividindo as linhas em 34 lotes. As áreas com pior desempenho vão ser priorizadas.
Fase 2: novembro/2025 a setembro/2026 (Zona Oeste, Vila Isabel e Ilha do Governador)
Fase 3: abril/2026 a abril/2027 (Zona Oeste, Barra da Tijuca, Jacarepaguá e Zona Norte)
Fase 4: novembro/2026 a novembro/2027 (Zona Oeste, Barra da Tijuca, Jacarepaguá e Zona Norte)
Fase final: setembro/2027 a agosto/2028 (Zona Sul e linhas das demais regiões com bom índice de avaliação do serviço)

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