Rio - Uma mulher morreu ao ser baleada na cabeça enquanto trafegava no interior do Complexo do Salgueiro, em São Gonçalo, na manhã deste domingo (19). A vítima, identificada como Verônica da Silva Barreto, foi socorrida e levada ao Pronto Socorro Central do município, mas não resistiu e morreu.
A Polícia Militar informou que agentes do 7º BPM ( São Gonçalo) foram até a unidade de saúde para verificar a entrada de uma mulher baleada, e no local constataram o óbito. A corporação alega que não havia ação policial na comunidade.
Informações iniciais apontam que Verônica estava dentro do carro quando bandidos fizeram disparos ao estranhar o veículo. A ocorrência será investigada pela Delegacia de Homicídios de Niterói e São Gonçalo (DHNSG). Ainda não há informações oficiais sobre as circunstâncias dos fatos.
Complexo do Salgueiro é reduto do CV
Na última quinta-feira (17), Wagner da Silva Vieira Patti, de 21 anos, réu por uma tentativa de latrocínio contra um policial civil em junho deste ano, foi baleado em confronto com policiais civis no entorno do Complexo do Salgueiro. Ele acabou preso em flagrante pela tentativa de homicídio contra os policiais, além do crime de latrocínio, ao qual já era investigado.
Devido à ação, o clima na comunidade ficou está bastante tenso nos últimos dias. O local é dominado atualmente pelo Comando Vermelho (CV) e tem como chefe do tráfico Antônio Ilário Ferreira, o Rabicó. Ele é considerado um dos criminosos mais procurados do Rio.
Investigações apontam que Rabicó, ou Coroa, como também é chamado por seus subordinados, é oriundo da comunidade da Mineira, na Zona Norte do Rio, e chegou na comunidade gonçalense no final dos anos 1990.
Preso em Pernambuco, em 2008, sendo condenado a mais de 27 anos de prisão, o traficante foi solto em 2019. Na ocasião, ele cumpria pena em uma unidade prisional de segurança máxima em Campo Grande, no Mato Grosso do Sul, mas o Supremo Tribunal Federal (STF) concedeu liminar para que ele aguardasse um pedido de recurso em liberdade. Atualmente, ele é considerado foragido da Justiça.
A comunidade é um dos principais redutos do CV no Estado do Rio. Investigadores explicam que a geografia local favorece os criminosos. A comunidade conta com uma extensa área, que margeia a BR 101, possui área de mata e é banhada pela Baía de Guanabara.
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.