Manifestantes utilizaram ônibus como barricadasReprodução / Redes sociais

Rio - Três ônibus foram utilizados como barricadas em um protesto no fim da tarde desta segunda-feira (20), em vias na região da Pavuna, na Zona Norte. A manifestação teria sido motivada pela morte do pastor Eduardo de Oliveira Santos, de 45 anos, baleado em um confronto entre criminosos e policiais militares no Complexo do Chapadão, em Costa Barros, na parte da manhã.
De acordo com relatos nas redes sociais, testemunha disseram que Eduardo estava em uma bicicleta, na localidade da comunidade conhecida como Final Feliz, quando foi atingido pelas costas por um disparo. Imagens que circulam nas redes sociais mostram Eduardo sendo socorrido por populares. Segundo a Secretaria de Estado de Saúde (SES), Eduardo deu entrada na UPA de Ricardo de Albuquerque, mas não resistiu aos ferimentos.
Por meio de nota, a Polícia Militar se limitou a informar que agentes do 41º BPM (Irajá) realizaram uma operação no Complexo do Chapadão com objetivo de reprimir a movimentação de criminosos envolvidos em disputas territoriais e coibir roubos de veículos e de cargas.
"Durante a ação, os agentes foram recebidos a tiros por um grupo de criminosos armados. Houve confronto e logo após o cessar da troca de tiros, os agentes tomaram conhecimento de que um homem foi socorrido até a UPA de Ricardo de Albuquerque. O comando do 41° BPM instaurou um procedimento para analisar as circunstâncias do fato", informou a corporação.
À tarde, a PM informou que prendeu Renan Gomes Galdiano Pinto, conhecido como Geleia, de 29 anos, Rua Javatá, em Anchieta, Zona Norte. Ele é apontado como membro do Comando Vermelho (CV) e seria gerente geral do tráfico no Complexo do Chapadão, 
A morte do pastor Eduardo caso foi registrada na 31ª DP (Ricardo de Albuquerque). A Delegacia de Homicídios da Capital (DHC) deve assumir a investigação.
De acordo com a Rio Ônibus, os coletivos, que foram recolhidos rapidamente das vias, tiveram as chaves retiradas pelos manifestantes. Eles são da Linha 799 (Pavuna x Bangu), 780 (Pavuna x Madureira) e 793 (Pavuna x Sulacap). Doze linhas que passavam pela região tiveram itinerários impactados com desvios. Por volta das 19h10, o serviço foi normalizado.