Ação fez parte da Operação Desmonte Leo Custódio / Detran RJ

Rio - Três ferros-velhos foram interditados nesta quinta-feira (23) em Belford Roxo, na Baixada Fluminense, durante uma ação da Operação Desmonte. Segundo o Detran-RJ, nenhum dos estabelecimentos possuía registro junto ao órgão. Os agentes encontraram um motor com numeração adulterada, possivelmente foi roubado ou furtado. O responsável pelo local foi encaminhado à Delegacia de Roubos e Furtos de Automóveis (DRFA) para prestar depoimento.

Os três endereços, todos na Rua Rio Canal, no bairro Itaipu, foram autuados por infrações ambientais. Foi constatado que os ferros-velhos despejavam óleo de motor diretamente no solo, às margens de um rio, contaminando o terreno e a água. O material apreendido foi recolhido e será encaminhado para empresas recicladoras credenciadas.

Segundo o diretor de Desmontagem do Detran-RJ, Alan Ramos, 80 empresas já estão devidamente credenciadas, e o órgão tem acelerado a emissão de licenças para novos estabelecimentos.

"Estamos agilizando o credenciamento dos comerciantes que entregaram a documentação e, em outra frente, orientando os donos de ferros-velhos que ainda não têm registro a procurar o Detran-RJ", explicou.
A fiscalização é coordenada pelo Detran-RJ e contou com apoio da Polícia Civil, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, INEA, Secretaria de Fazenda e da Prefeitura de Belford Roxo.