Prefeitos de cidades dos EUA se reúnem no Fórum de Líderes da COP30, no RioReginaldo Pimenta / Agência O Dia

Rio - O segundo dia do Fórum de Líderes da Cop30, que acontece nesta terça-feira (4), no Museu de Arte Moderna (MAM) reúne prefeitos, governadores e líderes de diversos países em debates sobre questões climáticas. A programação inclui reuniões da Cúpula Mundial de Prefeitos da C40 e da Cúpula Global de Estados e Regiões.
Dentre os principais destaques do dia, está a reunião de Gina McCarthy, que foi conselheira do clima da Casa Branca na gestão Biden e lidera o America Is All In, com prefeitos dos EUA. O grupo apresentou como a liderança local está impulsionando ações climáticas impactantes com influência global.

“Podemos proteger saúde, segurança, alçar e nos focar na energia limpa e adaptação. Os líderes dos EUA estão aqui em peso. Vamos mostrar para o mundo que estamos comprometidos com o acordo de Paris. Eu garanto que nós temos um foco muito firme de dar esperança e oportunidade para as pessoas, queremos mostrar para os colegas internacionais que estamos juntos. Além do governo federal, temos autoridades como líderes locais. Estados e cidades têm que ter o apoio que precisam para alcançar seus objetivos, vamos mostrar o papel crítico que os subnacionais têm. Juntos vamos mostrar ao mundo que estamos prontos, queremos um futuro melhor para nossos filhos”, disse McCarthy.

Segundo os prefeitos americanos que participaram da reunião, dentre os principais objetivos ao longo dos anos estão o plantio de árvores e trânsitos sem barreiras, com ônibus elétricos e gratuitos para população, além de carros com energia mais limpa.

Questionadas sobre as decisões do presidente Trump, como a saída do acordo de Paris, as autoridades revelaram representar as cidades dos EUA, que se importam com as questões climáticas.

“Como foi notado, o presidente Trump e o governo federal em geral não estão aqui.
Representamos cidades, não somos o governo federal (… ) E apesar do governo federal não está presente, o país está avançando nessa questão climática”, frisou McCarthy.

Além desta reunião, o evento também contou a participação de outras diversas autoridades como a diretora executiva da Fundação Europeia do Clima, Laurence Tubiana, que destacou a importância da responsabilidade ambiental das empresas de petróleo e gás durante a Plenária de Abertura de Alto Nível do Global States and Regions Summ.

Em palestra, houve ainda diálogos entre governadores, como Michelle Lujan Grisham, do Novo México, e Manuel Gambini Rupay, região do Ucayali, no Peru.

Entre os assuntos comentados esteve o desmatamento da Floresta Amazônia.

“Mudança climática não tem fronteira, é importante olhar para Amazônia boliviana e temos que trabalhar para manter a floresta em pé, estamos respirando o apoio e temos uma força tarefa para proteger essa floresta”, disse Gambini.
Em outra reunião, a governadora do Rio Grande do Norte Fátima Bezerra, o governador do Ceará Elmano Freitas, e Glauber Piva Gonçalves, representante do consórcio nordeste, anunciaram o Fórum Interinstitucional de Powershoring para Impulsionar uma Transição Industrial Just.

O anúncio abordou a criação de um novo fórum para promover o desenvolvimento econômico sustentável na região e servir como catalisador para que outros aprendam e sigam o exemplo.

“O Brasil voltou para um lugar de destaque e estál entre os seis países de maior produção de energia limpa a nível internacional, e de onde é que vem esse protagonismo do Brasil? Vem precisamente da região Nordeste. Nós, no Nordeste, respondemos por mais de 85% da produção de energia eólica a nível nacional (…) Portanto, a união de todos os governos do nordeste é a força matriz para o passo histórico que estamos tratando aqui hoje”, dias se Fátima.

No geral, o objetivo deste segundo dia foi mostrar como as ações locais podem acelerar a redução de emissões e fortalecer a resiliência diante dos eventos extremos provocados pelas mudanças climáticas.

O Fórum acontece em preparação para a COP30, que será realizada em Belém, no Pará, entre os dias 6 e 21 de novembro.