Ligações clandestinas também oferecem riscos ao consumidorReprodução

Rio - Um levantamento da Light expôe um quadro crítico sobre o furto de energia no Rio de Janeiro. Dados de outubro mostram que bairros da Zona Norte e municípios da Baixada concentram os maiores índices de ligações clandestinas, conhecidas como 'gatos', responsáveis por sobrecarga na rede, queima de transformadores e sucessivos apagões. Segundo a Light, o prejuízo anual ultrapassa R$ 1,3 bilhão.
Bairros do Rio (porcentagem de unidades consumidoras irregulares)
- Pavuna (68%)
- Bangu (55%)
- Ramos (55%)
- Guadalupe (51%)
- Jardim América (50%)

Baixada Fluminense
- Belford Roxo (68%)
- Japeri (62%)
- Queimados (55%)
- São João de Meriti (47%)
- Duque de Caxias (39%)

Áreas de risco
- Complexo da Maré (87%)
- Vila Aliança (85%)
- Pantanal/Sarapuí - Duque de Caxias (82%)
- Complexo do Alemão (77%)
- Chapadão (75%)
 
Entre dezembro de 2024 e abril de 2025, período de maior demanda por causa do calor, a concessionária registrou a queima de 1.320 transformadores, o que deixou cerca de 400 mil clientes regulares sem luz. Técnicos apontam que a sobrecarga provocada pelos 'gatos' é o principal motivo dos apagões na Zona Norte e na Baixada.
Para tentar minimizar os impactos durante o próximo verão, a empresa anunciou um plano de reforço operacional, com aumento das equipes de campo e ações de manutenção preventiva. De acordo com a Light, foram investidos R$ 462,5 milhões em melhorias e estão previstas 364 mil podas de árvores até o fim de 2025, para reduzir o risco de interrupções causadas por galhos na fiação. Apesar dos investimentos, a concessionária admite que o furto de energia continua sendo um dos maiores desafios. A companhia diz ter regularizado cerca de 2.400 ligações irregulares apenas neste ano.
Além das perdas financeiras, técnicos alertam que as instalações improvisadas aumentam o risco de incêndios e choques elétricos, colocando moradores em perigo. Denúncias sobre ligações clandestinas podem ser feitas de forma anônima pelo WhatsApp da Light: (21) 99981-6059.