Árvore atingiu onze casasDivulgação

Rio - Uma árvore de grande porte desabou sobre 11 casas na noite deste domingo (16) na localidade conhecida como Linha Amarela, Morro dos Macacos, em Vila Isabel, na Zona Norte. Apesar da destruição e do susto entre os moradores, não houve feridos.A árvore, de aproximadamente 30 metros, caiu após um incêndio na vegetação se espalhar e atingir a raiz. 

Agentes da Subprefeitura da Grande Tijuca foram os primeiros a chegar ao local. Em seguida, equipes do Corpo de Bombeiros, dos quartéis de Vila Isabel e Grajaú chegaram para atender ao chamado de incêndio em vegetação que se alastrava pela área.
Segundo os militares o fogo foi logo controlado, mas a operação só foi encerrada por volta das 22h. No local, os bombeiros também solicitaram apoio da Light por causa do risco na rede elétrica atingida.

Após a contenção das chamas, técnicos da Defesa Civil Municipal vistoriaram as moradias. Com as estruturas comprometidas pela queda da árvore, os 11 imóveis foram interditados, e as famílias tiveram que deixar suas casas. A Light segue atuando no local.
A Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS) informou que foi acionada pela Defesa Civil e enviou uma equipe do Centro de Referência e Assistência Social (CRAS), Rosani Cunha, para atender as famílias impactadas. Todas estão desalojadas e permanecem em casas de familiares ou amigos.

Os moradores recusaram acolhimento institucional e solicitaram insumos, conforme previsto no Cartão Protege SUAS, que será entregue nesta terça-feira (18) pelo CRAS.

A SMAS explica também que o Cartão Protege SUAS, no valor de R$ 250,00, é regulamentado pelo Decreto nº 50.743/2022 e pela Resolução SMAS nº 134/2022, sendo um auxílio destinado a famílias afetadas por desastres, garantindo acesso a alimentos, materiais de limpeza e higiene pessoal.