Campanha visa manter estoque em diaEduardo Kapps / SMS
De acordo com o secretário municipal de Saúde, Daniel Soranz, a mobilização é essencial para evitar riscos aos atendimentos. Ele lembra que, ao contrário de insumos médicos, o sangue depende exclusivamente da doação voluntária.
O sangue é utilizado em cirurgias, tratamentos contra o câncer, emergências, anemias graves e diversas outras situações. Uma única doação pode beneficiar até quatro pacientes, e o organismo repõe rapidamente os componentes coletados. Homens podem doar novamente após oito semanas; mulheres, após 12.
Para participar, é necessário apresentar documento com foto, ter entre 16 e 69 anos (menores precisam de autorização), estar bem de saúde e pesar mais de 50 quilos. Não há exigência de jejum, mas recomenda-se evitar alimentos gordurosos nas horas anteriores e comparecer descansado.
Algumas situações exigem intervalo antes da doação: tatuagens ou piercings recentes (seis meses, ou um ano no caso de piercing em mucosa), e covid-19, que requer espera de 10 dias após a recuperação. Trinta dias depois da doação, o voluntário pode consultar os exames realizados no procedimento..
25 de novembro
10h às 16h
Hall do Centro Carioca do Olho – Rua General Gustavo Cordeiro de Farias, 495, Benfica

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.