Peças sem notas ficais e sem etiquetas de identificação foram apreendidasDivulgação

Rio - Dois ferros-velhos foram interditados, nesta segunda-feira (8), em Nova Friburgo, na Região Serrana do Rio. A ação, coordenada por agentes do Detran.RJ, faz parte da Operação Desmonte, força-tarefa do governo estadual com objetivo de fiscalizar o comércio de peças e sucatas automotivas.
Os estabelecimentos, localizados em uma área de mata com difícil acesso, funcionavam sem licença e comercializavam peças sem notas fiscais e sem etiquetas de identificação. Em um deles, os agentes identificaram risco ambiental, já que havia despejo de óleo de motor diretamente no solo. Além disso, muitas peças oferecidas estavam armazenadas de forma irregular, espalhadas em um barranco de terra. Todo o material encontrado foi apreendido.
"Nossa intenção é fazer com que todos os ferros-velhos se cadastrem e que o usuário possa comprar peças com etiqueta e comprovação de procedência lícita", afirmou diretor da Desmontagem do Detran.RJ, Alan Ramos. 
Criada em agosto de 2023, a Operação Desmonte interditou 138 ferros-velhos irregulares em 71 ações. Atualmente, a aba Desmonte do site do Detran.RJ reúne 67 mil peças etiquetadas e disponíveis para venda em comércios regularizados.