Luciano de Lima Fagundes Pinheiro, conhecido como "Bonitão".Reprodução Redes sociais
PF prende nos EUA ex-policial investigado por ligação com traficantes do Rio
Luciano de Lima Fagundes Pinheiro, conhecido como 'Bonitão', foi preso no âmbito da Operação Anomalia I, deflagrada em março deste ano, no Rio
A Polícia Federal prendeu nesta sexta-feira (24), em Orlando, nos Estados Unidos, o ex-policial penal Luciano de Lima Fagundes Pinheiro, conhecido como 'Bonitão'. Ele era considerado foragido da Justiça brasileira e foi localizado após troca de informações entre a PF e a DEA, a agência norte-americana de combate ao narcotráfico.
Luciano é investigado por suposta atuação em um esquema de venda de influência e negociação de vantagens indevidas para beneficiar interesses ligados ao tráfico internacional de drogas. A prisão ocorreu no âmbito da Operação Anomalia I, deflagrada em março deste ano no Rio de Janeiro.
Segundo a Polícia Federal, a investigação integra a Força-Tarefa Missão Redentor II, criada para desarticular um núcleo criminoso suspeito de usar conexões institucionais para favorecer organizações criminosas. As ordens judiciais foram autorizadas pelo Supremo Tribunal Federal (STF).
O nome de Luciano já havia aparecido em investigações anteriores. Em 2014, ele foi preso durante operação paralela à ocupação do Complexo da Maré. Na época, foi apontado como informante do traficante Menor P, além de suspeita de intermediar contatos entre o criminoso e Antônio Bonfim Lopes, o Nem da Rocinha. Luciano também já ocupou cargo comissionado na Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj), entre 2018 e 2019.
Luciano passará por audiência de custódia nos Estados Unidos. A Justiça americana deverá analisar uma eventual deportação para o Brasil.
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.