Atletismo teve provas de arremesso de peso, corrida e salto em distância - fotos Luciano Belford
Atletismo teve provas de arremesso de peso, corrida e salto em distânciafotos Luciano Belford
Por Bernardo Costa

Rio - A segunda rodada da 21ª edição dos Jogos da Baixada será no próximo fim de semana, com as disputas de basquete na Escola Municipal Metodista, em Queimados. Os times feminino e masculino que representam as cidades da região entram em quadra nas categorias sub-14 e sub-17.

As equipes de Queimados, que conquistaram duas medalhas de prata e uma de bronze no ano passado, desta vez querem o ouro. A vantagem de treinar na quadra onde serão as disputas pode ser um diferencial, além da constância de treinamentos durante o ano inteiro, em ações desenvolvidas pelo técnico e professor Bruno Freire, o Space.

O entrosamento dos times, que mantiveram a base do ano passado, é outro ponto a favor para Queimados. "As equipes estão bem treinadas e quase não teremos estreantes este ano. Temos chances reais de chegar às finais no masculino e no feminino", diz Space.

25/03/2018 - Cerimônia de abertura dos Jogos da Baixada 2018, na Vila Olimpica de Duque de Caxias. Foto: Luciano Belford / Agencia O Dia - Luciano Belford / Agencia O Dia

As duas pratas que Queimados conquistou no basquete, em 2017, foram no feminino, categoria em que Duque de Caxias levou as duas medalhas de ouro, disputadas no sub-14 e no sub-17. As equipes são treinados por Fábio Walsh, que também conseguiu manter a base para esta edição dos Jogos da Baixada.

"Estamos preparados para conquistar ouro novamente. A não ser que alguma equipe venha melhor montada e surpreenda, especialmente Queimados e Nova Iguaçu, que são nosso calcanhar de Aquiles na competição", diz o técnico de Caxias.

No ano passado, as equipes que surpreenderam foram as de Mesquita, que levou o ouro no basquete masculino sub-17, e a de Paracambi, que conquistou a medalha de bronze inédita na mesma modalidade.

Já Nova Iguaçu entra em quadra em busca do tricampeonato no basquete masculino sub-14. "A equipe está mais experiente e madura em quadra. Nossa expectativa é a melhor possível. Temos muitos jogadores que podem fazer a diferença", diz o técnico Natan Comissário.

A primeira rodada da 21ª edição dos Jogos da Baixada aconteceu no domingo, na Vila Olímpica de Duque de Caxias. Magé levou ouro no handebol feminino sub-14 e Caxias foi campeã do atletismo sub-17, nas categorias masculino e feminino.

Cidade mobilizada pelo esporte
O time de Guapimirim (azul) passou por Itaguaí na primeira fase
O time de Guapimirim (azul) passou por Itaguaí na primeira faseLuciano Belford / Agencia O Dia
Publicidade
A mobilização dos atletas, torcida e dirigentes de Guapimirim, que ano passado chamou atenção, este ano também marca a participação da cidade nos Jogos da Baixada. Pela primeira vez, Guapimirim participa de todas as modalidades. E os resultados começam a aparecer.
Na rodada de abertura, a delegação de Guapimirim ficou com a prata na corrida de 800 metros. A medalha inédita, conquistada pelo atleta Jonathan Ramiro, e a vitória no futebol contra Itaguaí, uma das potências da modalidade, são demonstrações da evolução do esporte no município.
Publicidade
Os Jogos da Baixada, a maior competição socioesportiva da Baixada Fluminense, vem transformando os jovens estudantes da cidade. "As crianças ficam muito motivadas com o evento. E hoje praticam esportes que não eram comuns no município, como o handebol e o atletismo", diz Nielsen Krizek, secretário de Esporte e Lazer de Guapimirim.
Na cerimônia de abertura do evento, no último domingo, Guapimirim compareceu em cinco ônibus e uma van lotados. A concentração no município foi às 6h. "A cidade inteira está mobilizada. Há muitos voluntários apoiando", diz Krizek.
Publicidade
'Reunimos o maior número de atletas de todos os anos'
Júlio: atuação no Esporte
Júlio: atuação no EsporteReprodução
Publicidade
Como foram os preparativos para os Jogos?
- Fizemos seletivas com visitas dos técnicos nas escolas, e reunimos a maior delegação de Queimados na história dos Jogos: 334 atletas. Estamos em todas as modalidades, e no basquete temos grandes chances de ouro.
Publicidade
Houve reparos no ginásio da Escola Metodista para as disputas?
- Sim. As melhorias na quadra que fizemos em 2017 permanecem. E esta semana vamos pintar a área externa, ajeitar todo o entorno, e revitalizar as tabelas de basquete. Até sábado estará tudo pronto para a rodada.
Publicidade
Como foi sua avaliação da participação de Queimados no último fim de semana?
- Quase tudo dentro do esperado, pois a prata inédita nos surpreendeu. Ainda levamos um ouro, uma prata e dois bronzes no atletismo.
Publicidade
Você pode gostar
Comentários