Mesquita conquistou o título do futsal na edição do ano passado dos Jogos - Arquivo
Mesquita conquistou o título do futsal na edição do ano passado dos JogosArquivo
Por O Dia

Na terceira rodada dos Jogos, no próximo fim de semana, será a vez das disputas no futsal e no xadrez, no IBC de Nova Iguaçu. No tabuleiro, favoritismo absoluto para Duque de Caxias. Desde 2008, quando a modalidade começou a ser disputada, foram 25 ouros em 34 disputados, segundo levantamento feito pelo livro 'Jogos da Baixada 20 Anos'.

Mesquita, que conquistou dois ouros no futsal no ano passado, já revelou no evento o atacante Cidinho (ex-Botafogo e hoje no futebol francês) e Rodolfo de Almeida (revelado no Flamengo). Agora, vai lutar para manter a hegemonia, apostando as suas fichas no pivô Vitinho, que atua nas categorias de base do Nova Iguaçu, nos gramados. O gerente de esportes Carlos Augusto da Conceição Mariano, conhecido como Biguinho, acredita que a sua trajetória contribui com a formação da equipe. "Sou ex-jogador de futebol. Por isso, consigo observar jogadores de qualidade com mais facilidade nas peneiras", analisa.

Um dos principais rivais de Mesquita será Itaguaí, que conquistou o ouro na modalidade em 2015 e 2016. A base é a mesma. Mas agora atua no sub-17. O técnico Adelson Santos aposta as fichas no talento da dupla formada pelos bicampeões Vitor Hugo e Daniel Meireles. Vitor Hugo, aliás, atua nas categorias de base do Botafogo. "Mas precisamos estar preparados para enfrentar a maratona de jogos", alerta Adelson.

Você pode gostar