08/04/2018 - Caderno Baixada. Jogos da Baixada. Premiação primeiro lugar Sub 17 de Basquete masculino. Equipe Queimados. Foto: Fernanda Dias / Agência O Dia. - Fernanda Dias
08/04/2018 - Caderno Baixada. Jogos da Baixada. Premiação primeiro lugar Sub 17 de Basquete masculino. Equipe Queimados. Foto: Fernanda Dias / Agência O Dia.Fernanda Dias
Por Herculano Barreto Filho

Queimados levou dois ouros no basquete, quase surpreendeu no xadrez e está bem classificado no futebol. Um desempenho que já ameaça Duque de Caxias e Nova Iguaçu. Os favoritos nos Jogos da Baixada podem ser desbancados pela primeira vez em 21 edições do evento. Com uma surpreendente campanha, o município aparece com 13 pontos na classificação geral, dois à frente de Nova Iguaçu, em terceiro lugar. E já ameaça Caxias, que está na liderança, com 15 pontos.

Esses municípios, aliás, se alternam historicamente nas duas primeiras posições no evento. Duque de Caxias acumula 13 títulos. Nova Iguaçu detém as outras sete conquistas. Só cinco municípios conseguiram alcançar a medalha de prata na classificação geral, superando pelo menos um dos favoritos. Magé foi vice na primeira edição dos Jogos, em 1998. Nilópolis ficou em segundo lugar nos três anos seguintes. Belford Roxo levou a prata em 2002. E São João de Meriti repetiu o feito em 2005. O último município a alcançar essa posição foi justamente Queimados, que só ficou atrás de Duque de Caxias em 2010. Agora, a ambição é maior: conquistar o inédito título da competição.

Neste ano, a mudança começou pela delegação. Com 334 atletas, Queimados tem a maior quantidade de competidores na sua história. A estrutura também foi aprimorada no ano passado, com a colocação de grama sintética e reforma da quadra poliesportiva na vila olímpica do município. O local, que recebe cerca de 2 mil pessoas por dia, passou a atrair uma quantidade maior de jovens interessados em competir. O município também deu continuidade ao trabalho dos treinadores responsáveis pela preparação das equipes. "Fizemos seletivas nos últimos meses e conseguimos escolher bons atletas. Não vamos nos contentar em superar Nova Iguaçu na classificação geral. Nós vamos brigar pelo título", argumentou Julio Coimbra, secretário municipal de Esportes de Queimados.

Os resultados apareceram. Os ouros no basquete e no xadrez, citados no começo da reportagem, ajudaram a acumular pontos para a classificação geral. Mas Queimados também tem boas chances de seguir pontuando em outras modalidades. Largou bem no atletismo, com o terceiro lugar no masculino sub-17, na primeira rodada do evento.

O município também ficou com a prata no handebol feminino sub-14. E tem boas chances de alcançar uma boa colocação no futebol: ficou em terceiro lugar no futsal sub-14, só caiu na semifinal no sub-17 e está classificado para a segunda fase do futebol de campo, que será disputado no próximo domingo, na vila olímpica de Duque de Caxias. No vôlei, que será disputado na última rodada, no dia 6 de maio, em São João de Meriti, o município projeta medalha de ouro, que pode abrir espaço para a conquista do título inédito dos Jogos da Baixada.

Você pode gostar
Comentários