Na última quinta-feira, a organização dos Jogos determinou a exclusão de Guapimirim no futsal sub-17 por causa do uso de um atleta federado na rodada disputada no último domingo, no IBC de Nova Iguaçu. Com isso, ficou decidido que a final da modalidade será entre Paracambi e Itaguaí, no dia 29 deste mês, na vila olímpica de Duque de Caxias. O confronto reedita a decisão dos Jogos em 2015. Na ocasião, deu Paracambi, que conquistou o título nos pênaltis.
Mas o episódio não ofusca a participação de Guapimirim, a mais efetiva nas 21 edições dos Jogos. "O município está se esforçando para participar de todas as modalidades. E a torcida joga junto. Guapimirim está levando a maior quantidade de torcedores nas rodadas", observa o coordenador esportivo Antônio Prazeres.
A confirmação de que está na decisão já repercute em Itaguaí. O grupo, que conquistou ouros no futsal sub-14 em 2015 e em 2016, agora vai buscar o título no sub-17. O treinador Adelson Santos pretende tirar proveito da pausa na competição para ganhar um importante reforço: o pivô Vitor Hugo. O técnico também destaca a importância do ala Daniel Meireles na campanha, artilheiro da competição, com seis gols marcados em duas partidas. "O Daniel é o ponto de equilíbrio. Passa segurança na saída de bola, também tem bom desempenho na parte defensiva e tem uma ótima bola parada. Também vamos ter reforços importantes", analisa.
A equipe ainda terá dois treinos antes da final. Adelson não faz mistério: deve seguir a mesma estratégia adotada nas duas partidas disputadas no IBC de Nova Iguaçu. "Vamos marcar meia quadra e sair no contra-ataque. Paracambi é uma equipe muito forte fisicamente e com uma estratégia bem montada. São os favoritos. Mas, numa final, tudo pode acontecer. Vamos lutar pelo título", diz.