Duque de Caxias conquistou o título do futebol de campo sub-17 no ano passado - Arquivo
Duque de Caxias conquistou o título do futebol de campo sub-17 no ano passadoArquivo
Por Herculano Barreto Filho

Numa primeira análise, Duque de Caxias tem pontos favoráveis para buscar o bicampeonato no futebol de campo sub-17. A competição, que será disputada neste domingo, ocorrerá dentro dos seus domínios, na vila olímpica do município. Caxias ainda tem o histórico recente, já que conquistou o título inédito da modalidade no ano passado. Mas os atuais campeões tiveram todo o seu elenco reformulado. E, para avançar na competição, precisam superar Guapimirim, que tem um verdadeiro paredão embaixo das traves.

Com 1,87m, o goleiro Ruan foi o herói da classificação de Guapimirim, que passou Itaguaí na decisão por pênaltis. "É um goleiro de boa estatura e muita experiência. Ele joga entre os adultos desde que tinha 13 anos. Tem muita maturidade e poderia, tranquilamente, estar atuando nas categorias de base de qualquer clube profissional", avalia Marcio Sarmento, coordenador de esportes do município.

Segundo ele, os atletas de Guapi estão sendo monitorados por Flamengo, Botafogo e Vasco. "Esses atletas servem de exemplo para os mais novos. O nosso trabalho está superando as nossas expectativas. Eles estão motivados e confiam no trabalho. Temos totais condições de vencer esse jogo e avançar na competição", garante Sarmento. Além de Ruan, a equipe também aposta na velocidade para sair em contra-ataque. "Temos o meia Pedrinho e o lateral-esquerdo Jackson, que também é muito veloz. Mas se colocar isso aí, eles vão fechar o meu lado esquerdo", brincou Sarmento.

CAMPEÃO REFORMULADO

Apesar de defender o título da modalidade, Duque de Caxias está com uma equipe totalmente reformulada. Mas o professor Luiz Carlos Neves, contratado neste ano para assumir a equipe pela primeira vez nesta edição dos Jogos, conta com um histórico vencedor. Mas no futebol feminino.  "Com a equipe feminina, fui campeão em várias edições dos Jogos (a modalidade foi disputada pela última vez em 2015). Assumi a equipe masculina para ser campeão também", promete.

A equipe foi montada apenas duas semanas antes do começo dos Jogos da Baixada. Mas Luiz apostou num trabalho de base que já é mantido no Clube dos Empregados da Petrobras para formar uma estrutura de time. Esses atletas foram 'descobertos' pelo treinador no Sistema de Ensino Integrado de Campos Eliseos. "Se o trabalho fosse cru, ficaria difícil de conseguir o objetivo de buscar o título", explica.

Um dos destaques da equipe é o meia-atacante Pierre, autor de três gols na vitória de 4 a 1 contra Belford Roxo, na primeira fase da competição. Mas Luiz também aposta no faro de gols do centroavante Ygor. "Apesar de ter 1,84m de altura, o Ygor também sabe jogar pelos lados do campo. Ele tem mobilidade e sabe fazer movimentos que a maioria dos centroavantes não estão acostumados a fazer. Foi um achado, selecionado em uma das seletivas que fizemos para definir a equipe", diz o técnico, mostrando as armas que tem para superar o paredão de Guapimirim e avançar rumo ao bicampeonato.

Você pode gostar