Caxias levou a melhor no atletismo. São 50 ouros desde o início dos Jogos, em 1998 - Fernanda Dias
Caxias levou a melhor no atletismo. São 50 ouros desde o início dos Jogos, em 1998Fernanda Dias
Por Bernardo Costa

Mais uma vez a escrita se confirmou e Duque de Caxias sobrou na pista de atletismo. A cidade levou a primeira colocação na modalidade, cujas provas terminaram no último fim de semana. E o histórico impressiona. Em 64 ouros disputados desde o início dos Jogos da Baixada, em 1998, Caxias levou 50: um aproveitamento de 78%. Ou seja, em cada 10 disputas, o município vence oito.

"As gerações estão passando, mas a qualidade continua. E vamos continuar empenhados neste trabalho, para manter a hegemonia que trouxemos para o município", disse o técnico Waldir Valentim, de Caxias.

O técnico Waldir Valentim coloca a medalha nas meninas de Caxias - Fernanda Dias

No sábado, a participação de Caroline de Fátima, de 13 anos, ilustrou bem as palavras de Valentim. Apesar de fazer sua estreia nos Jogos da Baixada, a jovem atleta levou três medalhas para casa. Foram dois ouros, na corrida de 80 metros e no revezamento 4x100m, e uma prata no salto em distância.

"Esta competição foi mais um passo para o meu desenvolvimento como atleta. O esporte é muito importante para mim, por me trazer força, habilidade e disciplina", disse Caroline, que pretende trilhar carreira no atletismo e se formar em Educação Física.

Nova Iguaçu é a segunda força do atletismo nos Jogos da Baixada. Mas ainda fica bem atrás de Caxias no histórico de resultados, com nove medalhas de ouro nas 50 provas disputadas. Este ano, a cidade ficou em primeiro lugar no masculino sub-14. Na classificação geral do atletismo, o município ficou na segunda colocação. 

David Oliveira salta para trazer a medalha de ouro inédita para Mangaratiba no atletismo - Fernanda Dias

Mas há espaço também para as surpresas. No salto em distância, David Oliveira, de 14 anos, levou o ouro inédito para Mangaratiba no atletismo, ao atingir a marca de 4,83m. A cidade participa dos Jogos da Baixada pela segunda vez, a convite dos municípios vizinhos. 

"Acho que meu ponto forte foi a velocidade. Consegui pegar um impulso e saltar mais longe que todos. Gostei muito dessa modalidade", disse o atleta. 

 

 

Você pode gostar