Neste ano, cerimônia de abertura ocorreu na vila olímpica de Duque de Caxias
 - Luciano Belford / Agencia O Dia
Neste ano, cerimônia de abertura ocorreu na vila olímpica de Duque de Caxias Luciano Belford / Agencia O Dia
Por Herculano Barreto Filho

Apróxima edição dos Jogos da Baixada trará novidades para o público. A partir de 2019, o evento irá ampliar o seu leque de cidades-sede. Guapimirim, Magé e Mesquita entraram na fila para abrigar as disputas. Neste ano, as rodadas foram sediadas em Duque de Caxias, Nova Iguaçu, São João de Meriti e Queimados. Uma outra novidade é continuidade da cobertura, com a criação de uma coluna no caderno da Baixada com a responsabilidade de acompanhar a preparação dos municípios. A competição terminou há duas semanas com o título de Nova Iguaçu, que conquistou o seu 8º troféu.

Final dos jogos da Baixada vitoria do Nova Iguaçu Foto Severino Silva Agencia O Dia - Severino Silva

A candidatura de Guapimirim para se tornar cidade-sede é um reflexo do crescimento do interesse do município no torneio. Nas duas últimas edições, a delegação trouxe equipes para todas as modalidades. Neste ano, o município conquistou a medalha de prata no futebol de campo e três bronzes (atletismo, vôlei feminino sub-14 e basquete masculino sub-14). "Nós estamos trabalhando para melhorar a cada ano. Sediar uma etapa dos Jogos da Baixada seria um incentivo a mais para que o nosso desempenho continue melhorando", analisa Nielsen Krizek Caparelli de Moura, secretário municipal de Esportes e Lazer.

Ele acredita que o município tem condições de sediar as modalidades de futsal, vôlei e handebol no ginásio poliesportivo. Mas acredita que teria mais estrutura para abrigar as etapas do futebol, no campo do Atlético Clube Modelo. "O gramado é todo cercado com alambrado. Temos condições de colocar arquibancadas para receber até 2 mil pessoas. O futebol é muito tradicional por aqui. Seria histórico", projeta.

A vila olímpica de Mesquita, que sediou a etapa de abertura dos Jogos da Baixada de 2016, também pode receber disputas de atletismo, basquete, vôlei, futsal handebol ou xadrez. Nesta edição, o município levou a medalha de ouro no futsal sub-14 e ainda ficou em primeiro lugar na classificação geral do futebol. "Ampliar o número de sedes seria bom para o evento, porque iria mobilizar o público de outros municípios. Tem muita gente que só escuta falar dos Jogos da Baixada, mas nunca teve a chance de assistir a competição", argumenta gerente de esportes Carlos Augusto da Conceição Mariano, conhecido como Biguinho.

Final dos jogos da Baixada vitoria do Nova Iguaçu Foto Severino Silva Agencia O Dia - Severino Silva

MAGÉ QUER SEDIAR ABERTURA

Em Magé, a campanha para sediar uma etapa dos Jogos da Baixada começou no ano passado. O município chegou até a fazer um levantamento da quilometragem que seria percorrida pelas delegações. "Temos ginásio, campo de futebol e um excelente espaço para o xadrez. A nossa ideia é sediar a abertura mesmo. Com isso, a responsabilidade aumentaria. Acredito que Magé pode até brigar pelo título no ano que vem", projeta Mário Silva, diretor de esportes do município.

Campeão do evento sairá na última rodada, no Sesc de São João de Meriti - Fernanda Dias

Você pode gostar
Comentários