Abertura da 22ª edição dos Jogos da Baixada acontece neste final de semana em Nova Iguaçu

Mais de três mil atletas de 13 municípios participam do maior evento esportivo da região. Cerimônia vai ocorrer na Vila Olímpica de Nova Iguaçu e tem entrada gratuita

Por RENAN SCHUINDT

Atletismo será uma das modalidades presentes na abertura do 22ª Jogos da Baixada
Atletismo será uma das modalidades presentes na abertura do 22ª Jogos da Baixada -
Rio - No próximo sábado, a partir das 9h, a Vila Olímpica de Nova Iguaçu vai entrar para a história dos Jogos da Baixada, realização de O DIA. Será a primeira vez que o local irá sediar a abertura do evento esportivo mais importante da Baixada Fluminense. Reformado recentemente, o espaço vai receber mais de três mil jovens atletas, oriundos dos 13 municípios que compõem a região, além de mais uma cidade convidada. O público tem entrada gratuita em todos os dias de competição, nos próximos cinco finais de semana. O encerramento é no dia 22 de setembro, quando serão conhecidas as cidades vencedoras. 
“Certamente será um momento histórico para o nosso município e para todos os moradores. Estamos muito felizes em receber os outros municípios e de ter a chance de promover a abertura dos Jogos da Baixada”, afirma o secretário de Esporte e Lazer de Nova Iguaçu, Alexandre Batista. Segundo ele, os atletas da cidade vêm trabalhando forte em busca do bicampeonato. “Sabemos que os nossos adversários são capacitados e os respeitamos muito. Por isso, nossa receita foi investir nos esportes de alto rendimento, além de oferecer um suporte maior às equipes”, diz o secretário.

Já a diretora regional do Sesc RJ, Regina Pinho, acredita que os Jogos ajudem na promoção do desenvolvimento humano: “É um belo exemplo de como educação, cultura e esporte unidos podem aumentar a autoestima, melhorar a percepção de vida e da prática da atividade física”, destaca. “Este projeto possibilita aos jovens a chance de sonhar. Será a melhor competição de todas”, prevê o coordenador de projetos especiais de O DIA, Fernando Salvador.
Oito modalidades estarão em disputa: atletismo, basquete, futebol, handebol, vôlei, natação, futsal e xadrez. Os atletas que participam dos Jogos são alunos das redes pública e privada e não há qualquer custo para que participem. Como de costume, as equipes — femininas e masculinas — serão divididas entre as categorias sub-14 e sub-17. A exemplo das duas edições anteriores, os atletas de Mangaratiba, na Região Metropolitana, participam como convidados. Além de incentivar o esporte, os Jogos têm importante impacto na economia da Baixada. Geram cerca de 600 empregos diretos e indiretos.
Abertura dos Jogos

A cerimônia de abertura dos Jogos da Baixada ficará a cargo da turma do Sesc+Infância, de Nova Iguaçu, e contará ainda com uma apresentação de alunos da oficina de Esgrima do Sesc Madureira. Durante todo o evento, o público terá acesso a diversos serviços gratuitos. Na área de Odontologia, haverá orientação bucal e distribuição de escovas de dente, mesa clínica e painel educativo. O público terá a chance de aprender na prática técnicas de arco e flecha e do badminton, esporte parecido com o tênis, que utiliza raquetes e um tipo de peteca. Também haverá oficina de maquiagem, rodas de leitura e cadeiras de massagem para quem precisa relaxar o corpo. Outra atração do evento que é bastante esperada pelos jovens são as máquinas de dança, que prometem um desafio à parte entre eles. Já a alimentação e a hidratação das equipes serão feitas pela marca de bebidas ‘Do Bem’ (Ambev).

ONDE ACONTECE

NOVA IGUAÇU 
A abertura dos Jogos da Baixada será no sábado e a sequência ocorre no domingo. Sempre a partir das 9h. O endereço é Rua Luís de Lima, 288, no Centro.

SEROPÉDICA
Nos dias 24 e 25 deste mês, será a vez da Universidade Federal Rural do Rio (UFRRJ) receber os Jogos. O endereço é Rodovia BR 465 (antiga Rio-Santos), Km 7, s/nº.

MAGÉ
A terceira rodada acontece no Centro Poliesportivo Mané Garrincha, nos dias 31 deste mês (sábado) e 1º de setembro (domingo). O endereço é Avenida Antônio Ribeiro Seabra, s/nº, em Pau Grande.

QUEIMADOS
Já nos dias 14 e 15 de setembro, a competição chega ao Ginásio Esportivo de Queimados. Endereço: Rua Vereador Marinho Hemeterio Oliveira, 1.180, no bairro Belmonte.

SÃO JOÃO DE MERITI
O encerramento acontece nos dias 21 e 22 de setembro, no Sesc São João de Meriti. O endereço é Avenida Automóvel Clube, 66, no Centro.
Uma assinatura que vale muito

Contribua para mantermos um jornalismo profissional, combatendo às fake news e trazendo informações importantes para você formar a sua opinião. Somente com a sua ajuda poderemos continuar produzindo a maior e melhor cobertura sobre tudo o que acontece no nosso Rio de Janeiro.

Assine O Dia

Galeria de Fotos

Atletismo será uma das modalidades presentes na abertura do 22ª Jogos da Baixada Arquivo Agência O Dia
A disputa também será acirrada no handebol masculino Arquivo Agência O Dia
Handebol feminino sub-17 será disputado neste final de semana Arquivo Agência O Dia

Comentários