Atletismo será uma das modalidades presentes na abertura do 22ª Jogos da Baixada - Arquivo Agência O Dia
Atletismo será uma das modalidades presentes na abertura do 22ª Jogos da BaixadaArquivo Agência O Dia
Por RENAN SCHUINDT
Rio - No próximo sábado, a partir das 9h, a Vila Olímpica de Nova Iguaçu vai entrar para a história dos Jogos da Baixada, realização de O DIA. Será a primeira vez que o local irá sediar a abertura do evento esportivo mais importante da Baixada Fluminense. Reformado recentemente, o espaço vai receber mais de três mil jovens atletas, oriundos dos 13 municípios que compõem a região, além de mais uma cidade convidada. O público tem entrada gratuita em todos os dias de competição, nos próximos cinco finais de semana. O encerramento é no dia 22 de setembro, quando serão conhecidas as cidades vencedoras. 
“Certamente será um momento histórico para o nosso município e para todos os moradores. Estamos muito felizes em receber os outros municípios e de ter a chance de promover a abertura dos Jogos da Baixada”, afirma o secretário de Esporte e Lazer de Nova Iguaçu, Alexandre Batista. Segundo ele, os atletas da cidade vêm trabalhando forte em busca do bicampeonato. “Sabemos que os nossos adversários são capacitados e os respeitamos muito. Por isso, nossa receita foi investir nos esportes de alto rendimento, além de oferecer um suporte maior às equipes”, diz o secretário.

Já a diretora regional do Sesc RJ, Regina Pinho, acredita que os Jogos ajudem na promoção do desenvolvimento humano: “É um belo exemplo de como educação, cultura e esporte unidos podem aumentar a autoestima, melhorar a percepção de vida e da prática da atividade física”, destaca. “Este projeto possibilita aos jovens a chance de sonhar. Será a melhor competição de todas”, prevê o coordenador de projetos especiais de O DIA, Fernando Salvador.
Publicidade
Oito modalidades estarão em disputa: atletismo, basquete, futebol, handebol, vôlei, natação, futsal e xadrez. Os atletas que participam dos Jogos são alunos das redes pública e privada e não há qualquer custo para que participem. Como de costume, as equipes — femininas e masculinas — serão divididas entre as categorias sub-14 e sub-17. A exemplo das duas edições anteriores, os atletas de Mangaratiba, na Região Metropolitana, participam como convidados. Além de incentivar o esporte, os Jogos têm importante impacto na economia da Baixada. Geram cerca de 600 empregos diretos e indiretos.
Abertura dos Jogos

A cerimônia de abertura dos Jogos da Baixada ficará a cargo da turma do Sesc+Infância, de Nova Iguaçu, e contará ainda com uma apresentação de alunos da oficina de Esgrima do Sesc Madureira. Durante todo o evento, o público terá acesso a diversos serviços gratuitos. Na área de Odontologia, haverá orientação bucal e distribuição de escovas de dente, mesa clínica e painel educativo. O público terá a chance de aprender na prática técnicas de arco e flecha e do badminton, esporte parecido com o tênis, que utiliza raquetes e um tipo de peteca. Também haverá oficina de maquiagem, rodas de leitura e cadeiras de massagem para quem precisa relaxar o corpo. Outra atração do evento que é bastante esperada pelos jovens são as máquinas de dança, que prometem um desafio à parte entre eles. Já a alimentação e a hidratação das equipes serão feitas pela marca de bebidas ‘Do Bem’ (Ambev).

ONDE ACONTECE

NOVA IGUAÇU 
A abertura dos Jogos da Baixada será no sábado e a sequência ocorre no domingo. Sempre a partir das 9h. O endereço é Rua Luís de Lima, 288, no Centro.

SEROPÉDICA
Nos dias 24 e 25 deste mês, será a vez da Universidade Federal Rural do Rio (UFRRJ) receber os Jogos. O endereço é Rodovia BR 465 (antiga Rio-Santos), Km 7, s/nº.

MAGÉ
A terceira rodada acontece no Centro Poliesportivo Mané Garrincha, nos dias 31 deste mês (sábado) e 1º de setembro (domingo). O endereço é Avenida Antônio Ribeiro Seabra, s/nº, em Pau Grande.

QUEIMADOS
Já nos dias 14 e 15 de setembro, a competição chega ao Ginásio Esportivo de Queimados. Endereço: Rua Vereador Marinho Hemeterio Oliveira, 1.180, no bairro Belmonte.

SÃO JOÃO DE MERITI
O encerramento acontece nos dias 21 e 22 de setembro, no Sesc São João de Meriti. O endereço é Avenida Automóvel Clube, 66, no Centro.